Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2009

"Compendium Eucharisticum" do Vaticano!!

Imagem
Paz e bem!
Somente depois que a notícia já ressoou em inúmeros blogs é que tive conhecimento e agora realizo uma postagem relacionada. Nesta quarta-feira (21/10 - ontem), ao fim da Audiência Geral, o Santo Padre recebeu do Cardeal Cañizares (prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos) uma cópia do "Compendium Eucharisticum". A notícia saiu na ACI e no ZENIT. A obra trata, dentre outras coisas, da correta celebração da Santa Missa. É a concretização de um compromisso manifestado no Sínodo dos Bispos de 2005, como se vê na Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis (n. 93):
Utilidade dum Compêndio Eucarístico
No termo destas reflexões em que de boa vontade me detive sobre as indicações surgidas no Sínodo, desejo acolher também o pedido que os padres apresentaram para ajudar o povo cristão a crer, celebrar e viver cada vez melhor o mistério eucarístico. Cuidado pelos Dicastérios competentes, há-de ser publicado um Compêndio, que recolha textos do Catec…

Santa Sé confirma a passagem do maior grupo de anglicanos à Igreja Católica

Imagem
Bem-aventurado Cardeal John Henry Newman (o padre anglicano que se converteu e morreu como um santo cardeal católico)
VATICANO, 20 Out. 09 / 11:57 am (ACI).- Autoridades vaticanas anunciaram esta manhã a próxima publicação de uma Constituição Apostólica para responder aos “numerosos” pedidos de clérigos e fiéis anglicanos que desejam ingressar na Igreja Católica em comunhão plena.
Embora as autoridades não anteciparam cifras, sabe-se que um dos grupos que pediu dar este passo é a Comunhão Anglicana Tradicional, que conta com ao menos 400 mil pessoas, constituindo o maior grupo de anglicanos da história a ingressar naIgreja Católica.
Em uma conferência de imprensa celebrada esta manhã, o Cardeal Joseph Llevada, Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, explicou que a constituição “representa uma resposta necessária a um fenômeno mundial” e oferecerá um “modelo canônico único para a Igreja universal regulável a diversas situações locais, e em sua aplicação universal, eqüitativa para os e…

Pe. Pedro Balzi - requiescat in pace...

Hoje, por volta das 10h30 da manhã, entregou sua alma ao Bom Deus, aos 82 anos o Pe. Pedro (Pietro) Balzi, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz. Este sacerdote nasceu a 21 de dezembro de 1926, em Lausanne, na região francófona da Suíça. Aos três anos foi morar em Ponte Nossa (Bergamo - Itália), comuna que não chega a 2000 habitantes. Pe. Pedro foi ordenado sacerdote no dia 03 de junho de 1950. Trabalhou mais de 10 anos na Itália e depois foi enviado em missão para La Paz, na Bolívia, onde passou pouco mais de 20 anos. Já por volta dos 60 anos de idade, pede ao seu bispo permissão para ser enviado para o Brasil, para ser missionário numa favela da zona sul de nossa querida Teresina - a então Vila do Facão (se não assim denominada, ao menos assim conhecida por alguns), hoje Vila da Paz. Chegando em nossa cidade pelo ano de 1987, iniciou um incansável trabalho social, do qual são frutos uma fundação, escolas, creche, panificadora, uma fazenda de acompanhamento e recuperação de dependentes …