Postagens

Mostrando postagens de Agosto, 2010

A Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria

Imagem
Pax et bonum!
Mortis, inférni domitríxque culpæ, ássides Christo studiósa nostri, teque regínam célebrat poténtem terra polúsque
(Subjugais a culpa, a morte, o inferno, vós que assentais, zelosa por nós, junto ao Cristo; a vós, ó Rainha poderosa, celebram a terra e o céu.)

Hoje, 15 de Agosto, celebramos a Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria. A tradição cristã conhece esta celebração com outros nomes: pausatio (pausa), obitu (óbito), transitus (trânsito, passagem), dormitio (dormição), nativitas (natividade, nascimento ), mors (morte), depositio (deposição).
A Assunção - fato
A Sagrada Escritura, como sabemos, nada fala sobre o fim da vida da Virgem Maria. Os últimos fatos são sua presença durante a paixão e morte do Senhor e nas reuniões dos apóstolos no cenáculo: - "Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe..." (Jo 19,25) - "E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa." (Jo 19,27) - "Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamen…

Bento XVI: ter profundo amor e grande veneração pela Eucaristia

Pax et bonum!
Aproximando-se o dia 15 (Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria e memória devocional de São Tarcísio), publico a notícia do ZENIT com trechos da audiência do Santo Padre desta quarta-feira última.
***
Pontífice dedica audiência a São Tarcísio e o ministério dos acólitos
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 4 de agosto de 2010 (ZENIT.org) – O exemplo de São Tarcísio, padroeiro dos acólitos e coroinhas, que deu a vida para proteger a hóstia consagrada, mostra o “profundo amor e a grande veneração que devemos ter pela Eucaristia”. Foi o que afirmou Bento XVI na audiência geral desta quarta-feira, dedicada a falar sobre a vida deste santo dos primeiros séculos da Igreja, e a explicar a importância do trabalho daqueles que servem ao altar, num dia em que a Praça de São Pedro acolhia cerca de 53 mil jovens, na Peregrinação Europeia dos Acólitos. O Papa recordou que São Tarcísio (século III), era um menino que “amava muito a Eucaristia e, por vários fatores, podemos concl…

Comentário sobre o Encontro de Belém-PA

Imagem
Pax et bonum!
Amados, depois de vários comentários à postagem do Encontro de Belém-PA sobre o Motu Proprio Summorum Pontificum (na próxima semana), no Fratres in unum, o Pe. Carlos Augusto (celebrante da Missa na Forma Extraordinária em Belém) postou o seguinte e interessante comentário:

Caríssimos,
Não pretendo aqui entrar em debate, ou questionar a motivação de alguns comentários. Decidi postar este comentário com o objetivo de esclarecer algumas questões que julgo serem convenientes no momento. Sou sacerdote incardinado na Arquidiocese de Belém. Desde janeiro de 2009 acompanho o grupo N. Sra. de Nazaré, grupo responsável pelo estudo e organização da forma extraordinária do Rito Romano em Belém, fui o primeiro sacerdote da Arquidiocese de Belém a celebrar na forma extraordinária, leve-se em conta que tenho 3 anos de padre e 28 de idade, tarefa essa para a qual fui designado por d. Orani, então Arcebispo de Belém. Desde que D. Alberto chegou a Belém, tivemos (o grupo da “missa tridentina”…

Encontro em Belém sobre o Motu Proprio

Imagem
Pax et bonum!
De 17 a 19 de junho deste ano, em Garanhuns-PE, ocorreu um primeiro encontro nacional sobre o Motu Proprio Summorum Pontificum, com o tema "UM GRANDE DOM ESPIRITUAL E LITÚRGICO PARA TODA A IGREJA". Este encontro foi idealizado por D. Fernando Guimarães, bispo diocesano de Garanhuns. Na mesma linha surge agora um segundo encontro, em Belém-PA, com o tema: A Igreja e a Missa Tridentina - 3º Ano do Motu Proprio "Summorum Pontificum". Haverá um palestra no dia 18 (quarta-feira da próxima semana), às 19h, no auditório da Cúria de Belém. E no dia 21 (sábado da próxima semana), Missa Pontifical celebrada por D. Alberto Taveira, arcebispo de Belém e diretor espiritual da RCC no Brasil. A organização é pelo Grupo Tridentino de Belém.
Pedimos a Deus que abençoe esses encontros, nossos bispos e presbíteros a fim de que trabalhem pela restauração da Sagrada Liturgia em nosso país.

Novenário da Padroeira da Cidade

Imagem
Pax et bonum!
"Vossa igreja centenária com as torres elevadas para o céu representa o vosso povo - mãos erguidas em louvores para Deus".
A Paróquia Nossa Senhora do Amparo convida todos os teresinenses para mais um Novenário de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de nossa capital, a partir de hoje, dia 07, até o dia 16 (158º aniversário de Teresina). O Santo Sacrifício será celebrado às 19h, na Igreja Matriz (Praça Marechal Deodoro da Fonseca/Praça Rio Branco - centro), havendo sempre, logo após, um momento de fraternidade, com leilão. No dia 16, solenidade de Nossa Senhora do Amparo, feriado municipal, haverá a procissão saindo da Igreja de São Benedito às 07h30. Chegando à Matriz, a Santa Missa será celebrada por S. Exa. Revma. D. Sérgio da Rocha, arcebispo metropolitano.
Por Luís Augusto - membro da ARS

Obras raras sobre a Santa Missa!

Pax et bonum!
Dando uma olhada no conhecido Google Books, admirei-me ao encontrar antigas obras (de séculos), em visualização completa! Dada a última postagem, sobre o silêncio no Cânon, indico duas obras de autores citados (Bento XIV e Cardeal Bona). Aos que compreenderem um básico de latim, muito recomendo a leitura!
De Sacrosancto Missæ Sacrificio - edição de 1748 Autor: Papa Bento XIV (Próspero Lambertini)

De Sacrificio Missæ Tractatus Asceticus - edição de 1674 Autor: Cardeal Bona

Por Luís Augusto - membro da ARS