Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2010

Bispo leva Missa na Forma Extraordinária à Diocese de Marquette (Michigan, EUA)

Imagem
Pax et bonum!

O jovem Dom Alexander King Sample, bispo da diocese de Marquette (Michigan, EUA), há menos de um mês, celebrou, na Capela do Santíssimo da Catedral, pela primeira vez pública desde a introdução da "Forma Ordinária", uma Missa na Forma Extraordinária.
A Missa foi rezada, mas é esperado que em breve já possa haver o canto litúrgico e a Missa seja celebrada com toda a solenidade também.
Quem nos conta é o Pe. John Boyle no seu blog Caritas in Veritate, acrescentando que jovens coroinhas estavam bem interessados e agradecendo a generosidade dos fiéis leigos para a aquisição dos paramentos.
Isto se deu no dia 05 deste mês (II Domingo do Advento) e o bispo pretende celebrar assim mensalmente (num domingo). Nos outros domingos fazem-no outros padres, inclusive o sacerdote dono do blog e autor da postagem.
(Atitudes como esta eu desejaria ver serem tomadas em nosso Brasil, mas às vezes o cenário é tão desanimador... Deus abençoe Dom Sample e nos ajude!)
Algumas fotos:
Ri…

Música Sacra a serviço da verdade

"Chega de missa criativa, na igreja silêncio e oração"

Pax et bonum! Quando ia começar a tradução deste texto, encontrei-o em português.  A fonte vai citada no final e ao texto só dei pouquíssimos retoques.
***
A liturgia católica vive "uma certa crise" e Bento XVI quer dar vida a um novo movimento litúrgico, que volte a trazer mais sacralidade e silêncio à Missa, e mais atenção à beleza no canto, na música e na arte sacra. O Cardeal Antonio Cañizares Llovera, 65 anos, Prefeito da Congregação para o Culto Divino, que enquanto bispo na Espanha era chamado de "o pequeno Ratzinger", é o homem ao qual o Papa confiou esta tarefa. Nesta entevista a Il Giornale, o "ministro" da liturgia de Bento XVI revela e explica programas e projetos.
Como cardeal, Joseph Ratzinger havia lamentado uma certa pressa na reforma litúrgica pós-conciliar. Qual é a sua opinião?
A reforma litúrgica foi realizada com muita presa. Havia ótimas intenções e o desejo de aplicar o Vaticano II. Mas houve precipitação. Não se deu tempo e espaço sufici…

"O Atrativo da Missa Tridentina" - por Cardeal Stickler

Imagem
Pax et bonum!

O texto que segue, conheci-o há um bom tempo (e data de 1995), em espanhol. Por não ter encontrado nenhuma tradução dele para o português (embora possa já existir), traduzi-o e posto-o agora.

O autor


O Cardeal Alfons Stickler, prefeito emérito do Arquivos e da Biblioteca do Vaticano, é normalmente discreto. Nem tanto durante sua viagem à região de Nova Iorque em maio de 1995. Num discurso, numa conferência organizada pelo ChristiFideles do Pe. John Perricon e pelo Keep the Faith de Howard Walsh, o Cardeal denunciou os Católicos dentro do rebanho que minaram a Igreja — e no fim da terceira parte de seu discurso deixou claro sua visão de que a "Missa da Comissão Litúrgica pós-Conciliar" foi uma traição para com os Padres Conciliares. Este austríaco, salesiano, que serviu como perito em quatro comissões do Vaticano II (incluindo a Liturgia), celebrou seus 70 anos de sacerdote em 2007. Entre suas várias obras está "The Case for Clerical Celibacy" (sobre o ce…

Publicatio Festorum Mobilium 2011 (Anúncio das Solenidades Móveis)

Imagem
Pax et bonum!

Próximo Domingo (02/01/11), Solenidade da Epifania do Senhor aqui no Brasil, de acordo com o Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil 2011, deve-se fazer o Anúncio das Solenidades Móveis, após a Leitura do Santo Evangelho e antes da homilia. Segue o texto em latim e português. O texto latino está com as datas do Diretório, ou seja, trazendo a Ascensão no Domingo e não na quinta-feira. Depois do texto da CNBB está o texto para a Forma Extraordinária, com as datas "oficiais" (sem as alterações do Brasil).

PVBLICATIO FESTORVM MOBILIVM
Noveritis, fratres carissimi, quod annuente Dei misericordia,  sicut de Nativitate Domini nostri Iesu Christi gavisi sumus,  ita et de Resurrectione eiusdem Salvatoris nostri gaudium vobis annuntiamus. Die nona Martii erit dies Cinerum, et initium ieiunii sacratissimæ Quadragesimae. Die vigesima quarta Aprilis sanctum Pascha Domini nostri Iesu Christi cum gaudio celebrabitis. Die quinta Iunii erit Ascensio Domini nostri Iesu…

Natal na Matriz de Teresina

Imagem
Pax et bonum!

Caríssimos, aqui vão informações, fotos e um vídeo no contexto do Natal do Senhor na Igreja Nossa Senhora do Amparo, matriz de Teresina, capital do Piauí.

Detalhes do Repertório

24/12/10

- Entrada - "Cristãos, vinde todos"
- Kalenda
- In nomine Patris
- Kyrie VIII (de angelis)
- Glória (CNBB, CD Partes Fixas, todavia apenas com órgão e de um jeito bem solene)
- Ofertório - "Para nos doar o Cristo"
- Sanctus VIII (de angelis)
- Per ipsum
- Cordeiro de Deus (em português)
- Comunhão - "No presépio pequenino"
- Ite missa est

25/12/10

- Entrada - "Dominus dixit ad me" (da Missa da noite)
- In nomine Patris & Dominus vobiscum
- Kyrie VIII (de angelis)
- Gloria VIII (--//--)
- Gradual - "Viderunt omnes"
- Alleluia (versículo em português)
- Ofertório - "Para nos doar o Cristo"
- Sanctus VIII (de angelis)
- Agnus Dei VIII (--//--)
- Comunhão - "Puer natus in Bethlehem" (hino processional do séc. XV)
- Ite …

"Toma consciência, ó cristão, da tua dignidade"

Imagem
Pax et bonum!
Feliz Natal a todos!

O belíssimo texto do grande papa do séc. V bem merece estar na primeira postagem deste Natal!

Dos Sermões de São Leão Magno, papa.
(Sermo 1 in Nativitate Domini, 1-3: PL 54, 190-193)

Hoje, amados filhos, nasceu o nosso Salvador. Alegremo-nos. Não pode haver tristeza no dia em que nasceu a vida; uma vida que, dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa da eternidade. Ninguém está excluído da participação nesta felicidade. A causa da alegria é comum a todos, porque nosso Senhor, vencedor do pecado e da morte, não tendo encontrado ninguém isento de culpa, veio libertar a todos. Exulte o justo, porque se aproxima da vitória ; rejubile o pecador, porque lhe é oferecido o perdão; reanime-se o pagão, porque é chamado à vida. Quando chegou a plenitude dos tempos, fixada pelos insondáveis desígnios divinos, o Filho de Deus assumiu a natureza do homem para reconciliá-lo com o seu Criador, de modo que o demônio, autor da morte, fosse vencido p…

Confirmada "Luna Decima Nona" da Kalenda

Imagem
Pax et bonum!

Caríssimos, vi agora no livreto da Santa Missa da Noite da Solenidade do Natal do Senhor, da Santa Sé, que a luna, da Kalenda, é, de fato, a décima nona. Sendo assim, há mais crédito na contagem do Natal após o dia da lua nova (ver postagem anterior sobre a Kalenda).

O livreto está disponível aqui.

Por Luís Augusto - membro da ARS

Kalenda ou Anúncio Natalino

Pax et bonum!

Faltando poucos dias para a Solenidade do Natal do Senhor ("Prope est iam Dóminus: veníte, adorémus", como diz a Antífona do Invitatório destes dias), recomendo a todas as paróquias que utilizem oAnúncio Natalino (nome dado pela CNBB) ou Kalenda (nome usado no Martirológio Romano e no livreto da Missa da Santa Sé).
O antigo costume era cantá-la no Ofício de Prima no dia 25. O texto (um tanto diferente) está no Martirológio e foi retocado (ex: o texto antigo dizia que Cristo nasceu 5199 anos depois da criação do mundo) com as reformas do pós-Concílio. A melodia foi simplificada (ouvi um belo tom solene bem mais cheio de melismas). A luna muda todo ano e, no ano passado, constatei que se trata de quantos dias depois da lua nova cai o dia 24 de dezembro. Como a lua nova caiu, neste ano, em 05/12, o texto será luna décima nona. Ainda assim, isto se trata de algo não oficial. O livreto da Santa Sé ainda não está disponível na web e não encontrei outras fontes. Mas ess…