Próximo Doutor da Igreja: São João de Ávila

Pax et bonum!

São João de Ávila
Passei o dia ontem e não me dei conta desta interessante notícia: ontem (20/08), no encerramento da Missa com os seminaristas na Catedral de Santa Maria la Real de la Almudena, em Madri, na Espanha, durante estes dias de Jornada Mundial da Juventude, o Santo Padre anunciou seu desejo de proclamar São João de Ávila (1499 ~ 1569), presbítero, como o 34º Doutor da Igreja. Assim, tornar-se-á o quarto João Doutor (ao lado de São João Crisóstomo, São João Damasceno e São João da Cruz).
Segue o texto do anúncio, disponível no Site da Santa Sé:


Anúncio da próxima declaração de São João de Ávila, 
presbítero, Padroeiro do Clero secular espanhol, como Doutor da Igreja Universal

Queridos amigos:

Com grande alegria, no marco da santa igreja Catedral de Santa Maria a Real da Almudena, quero anunciar agora ao povo de Deus que, acolhendo os pedidos do Senhor Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, o Eminentíssimo Cardeal António Maria Rouco Varela, Arcebispo de Madrid, dos outros Irmãos no Episcopado da Espanha, bem como de um grande número de Arcebispos e Bispos de outras partes do mundo, e de muitos fiéis, declararei, proximamente, São João de Ávila, presbítero, Doutor da Igreja Universal.

Ao fazer pública aqui esta notícia, desejo que a palavra e o exemplo deste exímio pastor possa iluminar os sacerdotes e aqueles que se preparam, com alegria e esperança, para receber um dia a Sagrada Ordenação.

Convido todos a dirigirem o olhar para ele, e confio à sua intercessão os Bispos da Espanha e de todo o mundo, bem como os presbíteros e seminaristas para que, perseverando na mesma fé que ele ensinou, possam modelar seu coração conforme os sentimentos de Jesus Cristo, o Bom Pastor, a quem seja dada toda glória e honra por todos os séculos dos séculos. Amém.

***

Vida e obras de São João de Ávila
Uma boa biografia do futuro Doutor pode ser encontrada no site Lepanto.
O seu famoso livro espiritual, o "Audi, filia", e mais o Epistolário de 23 cartas podem ser lidos online em espanhol no site Mercabá.

Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Preces a São José para antes e depois da Santa Missa (para sacerdotes)

Batina - algumas perguntas e respostas

Instrumentos musicais - Quaresma - Tríduo Pascal