"A Sacrosanctum Concilium e a Reforma do Ordo Missæ", por Dom Alcuin Reid

Obsecramus pro Christo, reconciliamini Deo.

Pax et bonum!
No dia 04 de agosto de 2011 eu publiquei aqui no blog a tradução do artigo "Sacrosanctum Concilium and the Reform of the Ordo Missæ" do então clérigo Dr. Alcuin Reid, da Diocese de Fréjus-Toulon, na França.
Dois dias depois (06/08/11), fiz um público mea culpa, depois de ter sido exortado pelo autor a retirar a tradução da web, por não ter pedido permissão para a tradução e para a publicação.
Mais dois dias (08/08/11) e o autor me pede a tradução para analisá-la, revisá-la e providenciar, provavelmente em novembro [de 2011], que eu a publique, sem mais nada dever.
Com alegria, recebi no último dia 05 um novo email do autor, no qual também apresenta seu novo estado de vida: é monge da recente fundação beneditina na mesma Diocese.
Neste email, vem em anexo a tradução revisada e corrigida, com permissão para ser publicada como antes.
Caríssimo irmão, Dom Alcuin Reid, eu, pessoalmente, a ARS e todos os fiéis de língua portuguesa que chegarem a ler este humilde trabalho meu, mas grande de sua parte, somos gratos e pedimos a Deus, pelos méritos do grande Pe. João Baptista Reus, que abençoe sua vida de monge e seus estudos como historiador da Sagrada Liturgia. Muito obrigado!
O artigo "A Sacrosanctum Concilium e a Reforma do Ordo Missæ" está disponível somente aqui, no Gloria.TV. Considero-o indispensável a todos que quiserem compreender a origem do Ordo Missæ que hoje é a Forma Ordinária do Rito Romano. Sem esgotar o assunto, o autor nos coloca a par de muitas coisas por poucos conhecidas.
O download pode ser feito mediante cadastro no site, que é gratuito.

Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)