Pe. Reus mais próximo da beatificação!

Pax et bonum!

Aqui vai uma ótima notícia do Jornal VS neste mês de julho (datada de 04/07, quarta-feira passada), em que rezamos a Novena em honra do Servo de Deus Pe. João Baptista Reus, SJ (de 12 a 20 de julho, a oração pode ser vista aqui), que temos como um dos co-patronos da ARS.
Neste ano, 2012, comemoraremos os 65 anos da morte do Servo de Deus, ocorrida em 21/07/1947.


Estudo deixa processo de beatificação de Padre Reus mais perto

Ângela Virtuoso/Da Redação
Novo Hamburgo  - Passados 65 anos de sua morte, Padre Reus continua a fazer história. Ao longo desse período, conquistou milhares de fiéis, principalmente no Brasil, onde viveu mais da metade da vida, e teve seu nome levado ao Papa para reconhecimento de sua santidade. Um processo de beatificação e canonização foi, então, instalado entre 1953 e 1958, outorgando a ele o título de Servo de Deus. No entanto, a primeira fase foi concluída somente na manhã de ontem, em um tribunal eclesiástico, ocorrido a portas fechadas na casa episcopal da Diocese de Novo Hamburgo.
Na presença do padre Mark Lindeijer, enviado do Vaticano como representante do padre Anton Witwe, postulador da causa do Padre Reus; do vice-postulador, padre Guido Lawisch, também reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo; do bispo da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, e dos demais integrantes da Comissão Postuladora Diocesana, os quatros historiadores convidados Arthur Rambo, padre Inácio Spohr, Luiz Leite e Ângela Molin apresentaram o resultado de dois anos de estudo da vida do religioso. Foram cerca de três horas de reunião.
Além de entregarem relatórios individuais e um compilado de 30 páginas, o quarteto respondeu a 12 perguntas do Papa, trazidas por padre Mark Lindeijer. O representante de Roma saiu da sessão com um pilha de depoimentos e documento de mais de um metro de altura. "Agora, levarei o material para ser analisado por nove historiadores e seis teólogos do Vaticano a fim de se comprovar a fama de santidade do Padre Reus e suas virtudes, entre elas as de fé, esperança e amor", destaca padre Mark.

Biografia de Padre Reus

Nascido em 1868, na aldeia de Pottenstein, na Baviera, maior Estado da Alemanha, Johann Baptist Reus (João Batista Reus) era o oitavo filho de uma família de 11 irmãos. Na juventude, entrou para a Companhia de Jesus, ordenou-se padre, com 25 anos, e foi mandado para o Brasil, em 1900, sete anos depois. Passou por Rio Grande e Porto Alegre antes de chegar a São Leopoldo. No município, trabalhou como capelão do Colégio São José e lecionou Teologia no Colégio Cristo Rei. 
Ficou conhecido por ser místico: tinha muitas visões, principalmente durante as missas, dentre elas da Santíssima Trindade. Esses e outros eventos foram descritos e desenhados por ele e constam em seu diário. Padre Reus morreu em 1947, com 79 anos. Seu túmulo está localizado no Cemitério dos Jesuítas, no Santuário Sagrado Coração de Jesus e recebe a visita de milhares de devotos a cada ano.


Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)