Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2012

"Bagunçando a Missa: o problema do narcisismo sacerdotal hoje em dia"

Imagem
Pax et bonum!

Há poucos dias encontrei um interessantíssimo artigo de 2007 sobre a libertinagem litúrgica das últimas décadas.
Embora os autores coloquem o foco nos Estados Unidos, a verdade é que tal mentalidade "narcisista" está presente em grande parte do clero católico romano moderno em todo o mundo.
Segue o artigo, em tradução livre, não-oficial. Boa leitura!

Bagunçando a Missa: 
o problema do narcisismo sacerdotal hoje em dia Paul Vitz & Daniel C. Vitz
Desde o Vaticano II, a Missa tem caído como vítima de vários tipos de irregularidades. Este assunto tem sido muito discutido sob várias perspectivas, mas neste artigo examinaremos um aspecto previamente negligenciado da situação - são as razões psicológicas pelas quais os sacerdotes têm introduzido tais mudanças. Não interpretaremos com explicações teológicas por que a Missa tem sido sujeita à experiência litúrgica, nem discutiremos razões litúrgicas para tais inovações. Pelo contrário, poremos o foco na psicologia do s…

3 Anos da ARS - Missa na Forma Extraordinária

Imagem
Pax et bonum!

175 dias se passaram da última vez em que nesta nossa Teresina se ouviu "Introibo ad altare Dei".
No mesmo horário - a Hora Terça (9h), recordando a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos com a Santíssima Virgem Maria -, no mesmo lugar - o primeiro templo cristão edificado na cidade de Teresina, a Matriz de Nossa Senhora do Amparo -, pelas mãos do mesmo sacerdote visível - o Revmo. Pe. Samuel Brandão de Oliveira, religioso da Arquidiocese de Fortaleza -, e do mesmo Único e Eterno Sumo Sacerdote, nosso Senhor Jesus Cristo, foi oferecido o "Santíssimo Sacrifício da Missa", como diz o Concílio de Trento, em sua Forma Extraordinária, para o louvor e a adoração da Santíssima Trindade, a honra da Virgem Maria, a salvação das almas e em especial ação de graças pelo 3º aniversário da Associação Redemptionis Sacramentum. Diferente da primeira, que foi um tanto reservada, divulgamos esta Missa durante uma semana, na Matriz do Amparo, com apoio do Revmo. P…

Ordo 2012 ("Diretório Litúrgico" para a Forma Extraordinária do Rito Romano)

Imagem
Pax et bonum!


A Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney disponibilizou, em seu site, o "Ordo Divini Oficii recitandi Sacrique peragendi" para o ano de 2012. Este subsídio é como uma espécie de "Diretório Litúrgico", com informações acerca das celebrações para todo o ano.
O download pode ser feito aqui.

Participação na Santa Missa (rito gregoriano/tridentino)

Imagem
Caríssimos leitores, Laudetur Iesus Christus!
Por ocasião da Missa Damaso-Gregoriana que será realizada neste sábado (14/01/2012) as 9h na Igreja de Nossa Senhora do Amparo e para esclarecer algumas dúvidas ou preconceitos que possam surgir, publicamos o excelente artigo do  nosso confrade Thiago Santos Moraes que mora em Recife e é dono do blog: Apologética Católica, agradecemos a contribuição e permissão do mesmo para podermos publicar e esclarecer os nossos leitores que possuem duvidas de como fica a participação dos fiéis na Forma Extraordinária do Rito Romano. Que Deus continue a abençoar o apostolado de nosso irmão Thiago.
Enfim, reiteramos mais uma vez o convite para que os fiéis de nossa Arquidiocese possam beber do excelente tesouro que alimentou tantos santos e santas e proposto pelo Santo Padre o Papa Bento XVI a toda nova geração de católicos do nosso século. 
Participação na Santa Missa (rito gregoriano/tridentino)
Introdução

Vamos seguir o que disse o Papa Pio XII na Instruç…

3º aniversário da ARS com Missa na Forma Extraordinária

Imagem
Para nossos amigos católicos!

Enfim, este convite é para quem quer conhecer a Beleza Extraordinária da Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano.

Conheçam a Missa que alimentou e forjou Santos e Santas ao longo de 2000 anos de Historia da Igreja.

Por uma liturgia mais significativa... mas como?

Imagem
Et verbum caro factum est!
ROMA, 12 de MAIO de 2009 (Zenit.org).- Pergunta respondida pelo Pe. Edward McNamara, Legionário de Cristo, professor de liturgia no Ateneu Regina Apostolorum.

Pergunta: Atualmente parece haver uma mudança do espírito da liturgia para uma performance ritualística e mecânica. Sendo a nossa liturgia totalmente seca, muitos Católicos em várias partes da Índia estão indo para igrejas protestantes onde o culto é espontâneo, significativo e dá-lhes um senso de envolvimento e satisfação. Algumas das perguntas feitas para o senhor, bem como as respostas dadas, parecem não ser atraentes para a alma. Não deveríamos pensar em promover uma liturgia significativa à luz da cultura local e de suas necessidades? -- P.J., Dindigul, Índia

Resposta: Nós vez ou outra recebemos perguntas deste tipo, que tocam em assuntos fundamentais, relativos ao propósito e à natureza da liturgia. No decorrer dos anos, esta coluna [do Zenit] tem versado sobre vários pontos da liturgia, alguns dos q…

Santa Maria, Mãe de Deus & Hino "Veni, Creator" (atrasado)

Imagem
Et Verbum caro factum est!
Caríssimos, ontem celebrou-se o dia da Oitava de Natal e a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. É interessante percebermos duas grandes solenidades da Virgem Maria, muito unidas entre si, uma celebrada hoje e a outra celebrada há quase um mês, a da Imaculada Conceição. Uma quase dá início ao Ano Litúrgico, a outra ocorre no primeiro dia do Ano Civil. De fato, a obra de Deus na primeira tem em vista a obra da segunda. Nossa Senhora é concebida redimida, posto que o é sem a mancha do pecado original. E esta foi a vontade de Deus para que nela se cumprissem tantas profecias, como aquela lida nas Laudes do dia de hoje:  "Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; e ele será a paz" (Mq 5,2-3a.4a). "Et erit iste pax"... Que belo! Aquilo que é tão desejado, tão proc…