Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2012

"Celebro com o rito antigo para fazer entender que é normal usá-lo", diz o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

Imagem
O cardeal Cañizares explica por que aceitou presidir, em São Pedro, a missa deste sábado para os fieis da peregrinação “Una cum Papa nostro”
ANDREA TORNIELLI  Cidade do Vaticano
"Aceitei de bom grado celebrar a Missa do próximo sábado para os peregrinos que vêm agradecer ao Papa pelo dom do motu proprio Summorum Pontificum:  é uma forma de fazer entender que é normal usar a forma extraordinária do único rito romano...". O cardeal Antonio Cañizares Llovera, Prefeito da Congregação para o Culto Divino, respondeu desta forma à pergunta de Vatican Insider sobre o significado da celebração do próximo sábado, 3 de novembro (às 15h), no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. Hoje pela manhã, o porta-voz da peregrinação “Una cum Papa nostro” anunciou a presença do arcebispo Augustine Di Noia, vice-presidente da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, na cerimônia.
Qual é o significado desta peregrinação? Agradecer a Deus e agradecer ao Papa pelo motu proprio de cinco anos atrás, que re…

Carta Encíclica QUAS PRIMAS, do Papa Pio XI, sobre a Festa de Cristo Rei

Imagem
Pax et bonum!

Caríssimos, neste domingo (28/10), último do mês de outubro, o Calendário para a Forma Extraordinária do Rito Romano traz a Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei, como estabelecido pelo Papa Pio IX em 11/10/1925. Com a reforma pós-conciliar do Calendário Romano Geral, a festa passou a se chamar Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, e foi deslocada para o último domingo do ano litúrgico, ou seja, o domingo imediatamente anterior ao primeiro domingo do Advento. A encíclica Quas primas, de Pio XI, explica de maneira detalhada os fundamentos desta Festa, fundamentos que deveriam ser recordados por cada cristão, em nossos tempos de tantas crises políticas, escândalos de corrupção e ascensão de verdadeiros inimigos de Cristo ao poder. Naquele ano, as palavras vibrantes de Pio XI, no espaço de tempo entre as duas grandes guerras que assolaram o mundo no século passado, traziam à memória imperiosos deveres para com o amado Salvador. Esperamos que todos tirem…

Vídeos do DVD da Fraternidade São Pedro sobre a Missa na Forma Extraordinária

Imagem
Pax et bonum!

Em 2008 foi lançado o DVD, da Fraternidade Sacerdotal São Pedro, de instruções acerca da Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano. O mesmo foi produzido em parceria com a EWTN (canal católico estadunidense) e gravado no belo Santuário do Santíssimo Sacramento, no Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, das Pobres Clarissas da Adoração Perpétua (fundado pela famosa religiosa e comunicadora estadunidense, Madre Angélica), em Hanceville, no Alabama, EUA. Para proveito de sacerdotes, seminaristas, cerimoniários, coroinhas e demais interessados, postamos aqui as cinco partes do DVD disponibilizadas no canal FSSPTraining, do Youtube, desde janeiro deste ano. O áudio das explicações está em inglês, mas cremos que, não obstante, será de grande utilidade.
Primeira parte (Da preparação do altar até o Credo)

Segunda parte (Do Ofertório até o fim do Cânon)

Terceira parte (Do Pater noster até o fim da Missa, o retorno à sacristia, etc.)

Quarta parte (Princípios dos movimentos e gestos n…

Sobre o Juízo Universal (ou Final)

Imagem
Pax et bonum!


Aproveitando o Ano da Fé, em que nos convém conhecer melhor as verdades cristãs, bem como a inusitada aparição alardeada pela mídia de um "profeta", aqui na cidade de Teresina-PI, que predisse o "fim do mundo" para as 16h do último dia 12 de outubro (o que levou muitos incautos a se assustarem e mais de 100 pessoas, já há algum tempo, a morarem junto com este "profeta"), muito embora nosso foco, como já o declarei em outras postagens, seja a Sagrada Liturgia, decidi reunir algumas informações sobre o que a Igreja crê quanto ao "fim do mundo". Espero assim colaborar para que nós, cristãos, levemos aos ignorantes as verdades acerca dos últimos acontecimentos.  Infelizmente, até entre católicos de formação razoável, existe inclinação e verdadeira crença em supostas aparições e sinais, reprovados pela Igreja, que insinuam certas coisas. Sejamos atentos! Portanto, segue primeiro um artigo da Catholic Encyclopedia, de 1910, traduzido, de…

A Carta Apostólica de Pio XI que constituiu Nossa Senhora Aparecida como Padroeira Principal do Brasil

Imagem
Pax et bonum!

Infelizmente não foi possível concluir esta postagem ontem, mas eis que trazemos uma tradução livre (e possivelmente contendo alguns pequenos erros) da Carta Apostólica do Papa Pio XI, o papa de Cristo Rei, que constituiu Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Padroeira Principal de nosso país. O desejo de apresentar uma tradução desta carta é o desconhecimento nosso de alguma versão em português, pela internet, que nos remontasse àquele ato pontifício que atendeu a inúmeros pedidos do clero e o dos fiéis brasileiros. O ano, 1930, foi o início da década que iniciou com a Grande Depressão nos EUA, e que terminou com a Segunda Guerra Mundial; década que abrigou a Guerra Civil Espanhola com o satânico ódio dos comunistas aos cristãos; década do golpe de estado de Getúlio Vargas, em 1930, e do Levante Comunista no Brasil, em 1935; década da aparição de Nossa Senhora das Graças na vila de Cimbres, no município de Pesqueira-PE, em 1936, a pedir penitência e oração, sobretud…

Uma homenagem à Virgem Imaculada - dois vídeos das Meninas Cantoras de Petrópolis

Imagem
Pax et bonum!

Viva a Mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida!
Hoje, Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira principal do Brasil, gostaríamos de expressar nosso amor filial e nossa veneração de súditos desta Rainha, pelas vozes do 1º grupo brasileiro formado exclusivamente por meninas, em 1976, as Meninas Cantoras de Petrópolis.

Hino a Nossa Senhora Aparecida
Ó Maria concebida
Por Luís Augusto - membro da ARS