Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2013

Sé Vacante 2013 - Orações pela eleição do novo Papa

Imagem
Pax et bonum!

Inicia-se o período de vacância da Santa Sé, da Cátedra de São Pedro. O Cristianismo fica sem o seu fundamento visível de unidade, o pastor a quem Cristo confiou o governo de sua Igreja. A Sagrada Liturgia, no Rito Romano, dá-nos três orações para esta ocasião, as quais são convenientes para serem usadas em nossa oração pessoal, durantes estes dias de Sé Vacante. Somos gratos ao Papa Bento XVI pelo muito que fez, sobretudo quanto à Liturgia, nestes 8 anos de pontificado. Rezemos agora pelo seu Sucessor, rezemos pela Igreja, rezemos pelo mundo.

1. Oratio da Missa Pro eligendo Summo Pontifice, da Forma Extraordinária do Rito Romano
Súpplici, Dómine, humilitáte depóscimus: ut sacrosánctae Románae Ecclésiae concédat Pontíficem illum tua imménsa píetas ; qui et pio in nos stúdio semper tibi plácitus, et tuo pópulo pro salúbri regímine sit assídue ad glóriam tui nóminis reveréndus. Per Dóminum nostrum Iesum Christum Fílium tuum, qui tecum vivit et regnat in unitáte Spíritus Sa…

Ordo 2013 ("Diretório Litúrgico" para a Forma Extraordinária do Rito Romano)

Pax et bonum!

O tempo está sendo bastante curto ultimamente e nosso blog tem ficado com poucas postagens. Pedimos desculpas aos nossos amigos e leitores. Embora já esteja findando o primeiro bimestre de 2013, ainda não é tarde para uma boa notícia: está disponível o "Ordo Divini Oficii recitandi Sacrique peragendi" de 2013, organizado pela Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. Até onde sabemos, é o único subsídio disponível em língua portuguesa relacionado ao calendário romano geral, com o próprio do Brasil e aprovado pela Santa Sé, referente à Forma Extraordinária do Rito Romano. Embora aprovado para uso na Administração Apostólica, pode tornar-se um ótimo guia para grupos e comunidades em que a Sagrada Liturgia é celebrada segundo o Usus Antiquior. Até o momento, o arquivo não está disponível no site da Administração Apostólica, mas o encontramos disponibilizado publicamente no Slideshare:

Calendário da Forma Extraordinária 2013 from Francisco Ferreira
A …

Papa Bento XVI anuncia sua renúncia

Imagem
Pax et bonum!

É 11 de fevereiro, memória da aparição da Bem-aventurada Virgem Maria em Lourdes, na França, e Dia Mundial do Enfermo. O mundo praticamente acorda com a notícia de que ontem, no consistório público, o Santo Padre anunciou sua renúncia para o dia 28 deste mês. Enquanto tantas pessoas, inclusive cristãos, não se importam com tal coisa, e estão festejando o Carnaval nestes dias, neste imenso Brasil, muitos fiéis, tristemente surpresos, rendem graças a Deus pelo serviço que o Santo Padre prestou ao rebanho de Jesus Cristo nestes 8 anos e, talvez preocupados, já rezam pelo Conclave que deverá ocorrer em março. Acontecerá que um das primeiras viagens do novo Papa será para a JMJ 2013, no Rio de Janeiro. Que a juventude esteja a rezar fervorosamente para que um verdadeiro pastor, um verdadeiro guardião da Fé, nos seja dado pelo bom Deus.
A mensagem da renúncia em latim
A mensagem em português (tradução divulgada pela Rádio Vaticana):
Caríssimos Irmãos,

Convoquei-vos para este Con…

Sobre a gula, por São João Maria Vianney

Imagem
Pax et bonum!

Muitos irmãos já estão em penitência, por conta do tempo pré-Quaresmal, iniciado no Domingo da Setuagésima, ou seja, o antepenúltimo antes do I da Quaresma. Amanhã estes irmãos celebram o Domingo da Quinquagésima. Pois bem, recordando o jejum e a abstinência que faremos na Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma, traduzimos mais um texto do Santo Cura d'Ars. Trata-se de uma exortação sobre a Gula. Nas Instruções Catequéticas ele falou dos sete pecados capitais. É possível que, assim como os textos estão sendo traduzidos para serem publicados no Folheto Litúrgico Dies Domini, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Teresina-PI, estejamos colocando todos aqui no blog também. No mais, ouçamos o santo presbítero:

Sobre a Gula A gula é o amor desordenado do comer e do beber. Somos gulosos, filhos meus, quando tomamos o alimento em excesso, mais do que o requerido para o sustento do nosso pobre corpo; quando bebemos além do que é necessário, de modo a perder nossos sentidos…