domingo, 31 de março de 2013

Semana Santa 2013 - fotos no blog da Cavalaria de Maria

Alleluia!

Chegou o tempo feliz da Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo, tempo de, mais do que nunca, dar testemunho de que buscamos as coisas do alto.
Por enquanto, gostaríamos apenas de partilhar os links das postagens do blog da Cavalaria de Maria (setor missionário dos Arautos do Evangelho), com as fotos da Semana Santa, particularmente do Tríduo Pascal, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo.

- Missões Marianas na Semana Santa em Teresina-PI (com fotos do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor)
Celebração do Tríduo Pascal na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Teresina-PI (com fotos da Missa vespertina na Ceia do Senhor, Celebração da Paixão do Senhor e Vigília Pascal na Noite Santa)
Celebração da Páscoa do Senhor e encerramento das Missões na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Teresina-PI (com fotos de hoje, da Missa de 9h, na Solenidade do Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor)

No blog da Cavalaria, a Paróquia do Amparo foi ainda citada de forma elogiosa:

a Cavalaria de Maria participou ativamente das celebrações litúrgicas do Tríduo Pascal deste ano de 2013 na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Teresina – PI, animando-as e sacralizando-as através dos cânticos, das leituras bíblicas, procurando dar seu contributo para o enriquecimento do cerimonial – o que, aliás, nesta paróquia já se procura fazer de um modo já sobremaneira esmerado

Alguns dos coroinhas do Coetus Ministrantium da Matriz do Amparo são membros da ARS e, junto com os demais, sentimo-nos lisonjeados com essas palavras, pesando com elas a responsabilidade de nos mantermos fieis ao Novo Movimento Litúrgico, tão impulsionado por Sua Santidade, o Papa Emérito Bento XVI.
Posteriormente colocaremos fotos aqui no blog.

Feliz Páscoa a todos os nossos membros, amigos e leitores!

Por Luís Augusto - membro da ARS

quarta-feira, 27 de março de 2013

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor - Matriz do Amparo - 2013 (fotos)

Pax et bonum!

Praticamente às portas do Sacro Tríduo Pascal, partilhamos aqui as fotos da Missa do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor (24/03), celebrada às 9h, na Matriz do Amparo.


















Arautos do Evangelho na Paróquia do Amparo - "Sicut cervus"

Pax et bonum!

A Cavalaria de Maria, unidade missionária dos Arautos do Evangelho (Evangelii Praecones), uma Associação Internacional de Fieis de Direito Pontifício, fundada pelo mons. João Scognamiglio Clá dias, está presente em nossa cidade, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo.
Além de visitas às casas, atos de devoção ao Imaculado Coração de Maria, confissões e exposição do Senhor no Santíssimo Sacramento, os missionários estão a expressar um bom exemplo do genuíno tesouro da música sacra ocidental, executando cantos gregorianos e polifônicos.
Entre os missionários estão dois sacerdotes: o coordenador das missões, Pe. Francisco Katsumasa Sakurata, e o Pe. Wanderlei Dansiger.
A admiração, por parte de certamente não poucos fieis, é sinal de que o tesouro musical da Igreja deve ser mais e mais aberto às gerações atuais, e que os coros e corais das paróquias de nossa Arquidiocese, particularmente, deveriam priorizar a adequada formação musical, incutindo também o gosto e a veneração pelas canções católicas que remontam a séculos e que atravessaram mares e épocas.
Os missionários iniciaram suas atividades na Paróquia do Amparo no dia 24 (Domingo de Ramos da Paixão do Senhor) e encerrá-las-ão no dia 31 (Domingo de Páscoa).
Abaixo, vídeo do Sicut cervus, motete na melodia de Giovanni Pierluigi da Palestrina (séc. XVI), cantado hoje (27/03) durante a Comunhão na Missa das 17h, na Matriz do Amparo.


Agradecemos ao Marcos Aurélio Rodrigues Domingues pela gravação e upload.

Por Luís Augusto - membro da ARS

sábado, 23 de março de 2013

Programação da Semana Santa - Matriz do Amparo - 2013

Pax et bonum!

Segue a programação litúrgica da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Matriz de Teresina-PI, para a Semana Santa deste ano de 2013.

Programação disponível no Gloria.TV.

Dominus nos benedicat!

sexta-feira, 22 de março de 2013

Precônio Pascal - partitura e áudio (Portugal)

Pax et bonum!

Estamos na V semana da Quaresma, I do Tempo da Paixão. Há poucos dias entraremos na Semana Santa.
Agradecemos ao Pe. Wanderlei Dansiger, EP, dos Arautos do Evangelho, por nos ter concedido uma partitura gregoriana do Precônio Pascal (forma longa) segundo a versão de Portugal.
A melodia é uma adaptação bela e fiel da melodia gregoriana latina.
Disponibilizei-a no Gloria.TV.


Por Luís Augusto - membro da ARS

sexta-feira, 15 de março de 2013

Sua Santidade, o Papa Francisco

Pax et bonum!


Somente agora encontrei um tempo para escrever algo acerca da eleição do Cardeal Jorge Mario Bergoglio para a Santa Sé de Pedro.
Pois bem, o Cristianismo recebeu, das mãos de Deus e dos cardeais da Santa Igreja Romana, o fundamento visível de sua unidade nesta terra: o 266º sucessor de Simão Pedro, príncipe dos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, bispo de Roma, Sumo Pontífice - o Papa Francisco. Isto se deu neste dia 13 de março, enquanto era noite na Itália.
Agradecemos ao Pai clementíssimo, rogamos por Sua Santidade e pelo exercício de seu pesado ministério, e ainda pedimos a graça de, pastor e ovelhas, convivermos em verdadeira e eficaz Unidade e Comunhão, na obediência às leis e mandamentos de Deus e no anúncio do Santo Evangelho.

Vídeo desde a fumaça branca até o Habemus Papam, a Saudação e a Bênção (13/03/13):


Vídeo da Missa em ação de graças, com os cardeais, na Capela Sistina (14/03/13):


A homilia desta Missa está disponível no site da Santa Sé. Alguns trechos interessantes da primeira homilia do Santo Padre:
Podemos caminhar o que quisermos, podemos edificar um monte de coisas, mas se não confessarmos Jesus Cristo, está errado. Tornar-nos-emos uma ONG sócio-caritativa, mas não a Igreja, Esposa do Senhor. (...) Quando não confessa Jesus Cristo, confessa o mundanismo do diabo, o mundanismo do demônio. (...)
Quando caminhamos sem a Cruz, edificamos sem a Cruz ou confessamos um Cristo sem Cruz, não somos discípulos do Senhor: somos mundanos, somos bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor.
Eu queria que, depois destes dias de graça, todos nós tivéssemos a coragem, sim a coragem, de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor; de edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor, que é derramado na Cruz; e de confessar como nossa única glória Cristo Crucificado. E assim a Igreja vai para diante.

Das Preces das Laudes (Forma Extraordinária):

V. Orémus pro beatíssimo Papa nostro Francisco.
R. Dóminus consérvet eum, et vivíficet eum,
et beátum fáciat eum in terra,
et non tradat eum in ánimam inimicórum eius.


V. Oremos pelo nosso beatíssimo Papa Francisco.
R. Que o Senhor o conserve e vivifique, 
que o faça feliz na terra 
e não o entregue nas mãos dos seus inimigos.

Deus abençoe o papa Francisco.

Por Luís Augusto - membro da ARS

terça-feira, 12 de março de 2013

Missa "Pro Eligendo" do primeiro dia do Conclave

Pax et bonum!

Foi celebrada, agora pela manhã, a Missa pro Eligendo de abertura do Conclave, presidida pelo Decano do colégio cardinalício, o Cardeal Angelo Sodano.
Esta postagem estava com o Vatican Player incorporado, para quem quisesse assistir a Missa, e agora vai atualizada com as fotos (meros printscreen) que tiramos de alguns momentos (a partir da Oração dos Fiéis).
Conclusão da Oração dos Fiéis

Turificação do crucifixo e do altar

Ceriferários para a consagração chegam durante o Prefácio





Ecce Agnus Dei
A Comunhão foi distribuída pelo Cardeal aos fiéis ajoelhados


Comunhão dos cardeais concelebrantes
Cardeal Sodano aguarda, de pé e voltado para o altar, o fim da Comunhão dos cardeais e diáconos
Oração depois da Comunhão
Canto da Antífona à Virgem Maria: "Ave Regina caelorum"
Procissão de saída
Continuemos a rezar por Suas Eminências.

Por Luís Augusto - membro da ARS

sexta-feira, 8 de março de 2013

12 de março de 2013, terça-feira, início do Conclave


A Missa pro eligendo será celebrada na manhã do dia 12 e, à tarde, os cardeais adentram a Capela Sistina.
A notícia pode ser vista no news.va.

Rezemos.