Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2013

Diurnale Romanum de bolso - Abadia de Santa Madalena de Barroux

Imagem
Pax et bonum!

Já há algum tempo eu pensava em adquirir um Breviarium Romanum, o Ofício Divino segundo a Forma Extraordinária do Rito Romano. É sabido que a tradução brasileira da Liturgia Horarum - Liturgia das Horas é muito louvada por observar questões de métrica e rima. Mas a que custo? Ao custo de se adaptar o texto, embora guarde certa fidelidade ao original bíblico da Nova Vulgata. Pois bem, adquirir a Liturgia Horarum (4 volumes) sairia razoavelmente caro. Então decidi, até porque já tinha vontade de conhecer, rezar e adquirir o Breviarium.  Passou um tempo e tomei conhecimento das edições sem Matinas - os Diurnale Romanum. Fiquei bastante interessado. Enquanto não adquiria, embora não seja o meio mais adequado e decoroso, rezei muitas vezes o Breviarium através do telefone celular, acessando o site Divinum Officium. No mês de janeiro deste ano, um consócio da ARS encontrou o Diurnale Romanum, em versão normal e de bolso, entre os livros vendidos pelos monges da Abadia de Santa…

A segunda homilia do Pe. Anthony Brankin sobre o Summorum Pontificum

Pax et bonum!

Tenho achado válidas as reflexões deste pároco estadunidense sobre o Motu Proprio, publico a segunda homilia, em 2007, dirigida a seus paroquianos.
Continua, obviamente, bastante atual.
[Os grifos são nossos.]

*** Homilia sobre a Missa Latina - 2 Por Pe. Anthony Brankin, Pároco da Paróquia Saint Odilo, Berwyn, Illinois, da Arquidiocese de Chicago, Estados Unidos da América. Traduzido por Luís Augusto Rodrigues Domingues.
Nesta tarde pensei em falar sobre a nova permissão que o Papa Bento XVI deu para a celebração da "Missa Latina antiga". É uma coisa extraordinária na vida da Igreja - trazer aquele jeito de celebrar a Missa - que eu simplesmente não penso que seja adequado ignorar ou simplesmente relegar às notícias da semana passada o que o Papa atualmente fez. Não há uma alma nesta igreja, hoje, que há 30 anos atrás não tenha acreditado que a Missa Latina antiga estivesse morta. Morta e perdida nas eras. Mas Sua Santidade disse que aquela forma mais antiga do cul…

"Só teremos a nos enriquecer..." - testemunho de um padre sobre o Summorum Pontificum

Imagem
Pax et bonum!

Tendo recebido permissão do autor, embora eu ainda esteja esperando uma outra comunicação, decidi publicar a seguinte homilia, transcrita, de um presbítero dos Estados Unidos. Ela data de 2007, ano da publicação do Motu Proprio Summorum Pontificum. Interessante a abordagem do tema, feita pelo pároco aos seus paroquianos. O fato de tratar do documento foi amplamente enriquecido pelo testemunho pessoal do presbítero, que achei salutar, como o testemunho postado anteriormente, para animar sobretudo os padres jovens a conhecer, aprenderem e celebrarem a Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano. Confesso que achei alguns trechos não muito claros e, por conta disso, podem haver imprecisões na tradução. Notifiquem-nos de qualquer imprecisão e equívoco. De já agradecemos. [Os grifos são nossos.]
***
Homilia sobre a Missa Latina - 1 Por Pe. Anthony Brankin, Pároco da Paróquia Saint Odilo, Berwyn, Illinois, da Arquidiocese de Chicago, Estados Unidos da América. Traduzido por Luís A…

Graduale Simplex - o que é e download

Imagem
Pax et bonum!

Reproduzimos abaixo um texto de autoria de Alfredo Votta, do ótimo blog Salvem a Liturgia!, acerca do Graduale Simplex. A postagem é ótima para cantores e interessados no Canto Gregoriano. A obra, disponível completa na web, poderá também servir de inspiração para composições em vernáculo, tanto no que diz respeito à melodia quanto no texto empregado. Os que já conhecem o Graduale Romanum, que é o livro oficial de Canto Gregoriano para o Ano Litúrgico, perceberão a grande diferença entre as preciosas, longas e melismáticas melodias originais e as simples, mas também nobres, melodias desta edição, razão pela qual é recomendado para igrejas menores, onde não há cantores tão experientes. Na situação atual de nossas paróquias e dioceses (falo especificamente da Arquidiocese de Teresina e das demais dioceses da Província Eclesiástica do Piauí), em que o conhecimento e a prática do Canto Gregoriano são praticamente inexistentes, o Graduale Simplex, que apresenta um repertório …

A Missa de São Padre Pio (em vídeo)

Imagem
Pax et bonum!

Nesta tarde encontrei o que seria talvez o único vídeo quase completo de uma Missa celebrada por São Padre Pio. O vídeo tem duração de 41min11seg. É possível percorrer das orações ao pé do altar até o último Evangelho. Há apenas poucos cortes. A Missa foi cantada. Pode-se perceber um pouco de tumulto ou inquietação nos ministros (frades) e no povo, mas ainda assim é possível perceber a simplicidade e a profundidade em pequenos gestos do santo estigmatizado. Infelizmente não está disponibilizado o áudio do momento, mas algumas músicas e comentários, a não ser em exceções pequeninas. Além disso, a qualidade visual é baixa, mas satisfatória. A ocasião da Missa era a inauguração da Casa Alívio do Sofrimento, o grande hospital idealizado por São Padre Pio, que ainda hoje é um dos maiores da Itália. Isto ocorreu em 05/05/1956, festa de São Pio V, sábado da IV semana após a Oitava da Páscoa. Que ele, da glória dos eleitos, junto de nosso Senhor, interceda pelo novo movimento li…

Da crença batista à Missa na Forma Extraordinária - a história do Pe. Christopher Smith

Imagem
Pax et bonum!

Nos últimos dias sentia renovar-se a necessidade da Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano na Arquidiocese de Teresina. Bem, estamos na II Semana da Páscoa, convém alegrar-se, mas confesso que o fato de estarmos já há quase 6 anos da publicação do Summorum Pontificum e vermos um interesse ainda muito tímido, por parte do clero, é algo desanimador. Pois bem, procurando na web outros testemunhos de sacerdotes que celebram na Forma Extraordinária, encontrei a interessante história do Pe. Christopher Smith, um jovem presbítero estadunidense.  Terminada a tradução, e recebida a permissão do autor, ei-la abaixo. Esperamos que ela interpele, provoque, anime e encoraje novos presbíteros brasileiros (e quem sabe portugueses ou de outras nações lusófonas) para este tesouro precioso que deve ser conservado.
***
Por que estou tão enraizado na Forma Extraordinária da Missa? (1) Por Pe. Christopher Smith,  Pároco da Paróquia Prince of Peace, em Taylors, Carolina do Sul,  da Diocese …