Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2013

Adoração Eucarística simultânea em todo o mundo - 02/06/2013 (livreto em português)

Pax et bonum!

O Santo Padre Francisco convocou todos os fiéis para adorarem o Senhor simultaneamente neste Domingo, dia 2 de junho, quando muitas dioceses estarão celebrando a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, instituída para amanhã (quinta-feira depois da Solenidade da Santíssima Trindade, segundo o Calendário Romano Geral). Deseja-se que seja "uma hora de oração plena, de comunhão fraterna e sustento à fé de todos". O evento, juntou com outro - o Dia da Evangelium Vitae -, foi apresentado nesta terça-feira. O Santo Padre indicou duas intenções para esta hora de adoração:
Primeira: Pela Igreja espalhada em todo o mundo e hoje, em sinal de unidade, recolhida na Adoração da Santíssima Eucaristia. Que o Senhor a torne sempre obediente na escuta de sua Palavra, para que ela se apresente diante do mundo sempre "gloriosa, sem mancha nem ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e imaculada" (Ef 5,28). Através de seu fiel anúncio, possa a Palavra que salv…

Comunhão sob as duas espécies - Parte I

Pax et bonum!

Caríssimos, nesta proximidade da Solenidade do Santíssimo Corpo [e Sangue] de Cristo, no 748º [setingentésimo quadragésimo oitavo] ano da solenidade, após a publicação da Bula "Cum transiturus", do Papa Urbano IV (que a instituiu como universal), consideramos por bem tratar da Comunhão sob as duas espécies no Rito Romano, particularmente seu uso moderno. Infelizmente, há ainda muita confusão disciplinar e doutrinal, neste assunto. Para começar, traduziremos o artigo da Catholic Encyclopedia, de 1908. Dado o seu tamanho, e para otimizar a leitura de cada parte, dividi-lo-emos em três postagens. Segue, portanto, a primeira.
Laudes ac grátiae sint omni moménto. Sanctíssimo ac diviníssimo Sacraménto.
***
A Comunhão sob as duas espécies
Comunhão sob uma espécie é a recepção do Sacramento da Eucaristia sob a espécie ou aparência de pão somente, ou de vinho somente; Comunhão sob as duas ou sob ambas as espécies, a recepção distinta sob as duas ou ambas as espécies, sub u…

Você já leu "Liturgia - mistério da salvação", do Mons. Guido Marini?

Imagem
Pax et bonum!


Foi no ano passado que veio à luz, em edição brasileira, a obra Liturgia - Mysterium salutis, de 2010, do Mons. Guido Marini, Mestre das celebrações litúrgicas pontifícias.  O fino livro, com todo o respeito, parece o seu autor. Neste opúsculo, todavia, nosso caro mestre consegue sintetizar, em linguagem simples e acessível, pensamentos importantes do legado do Papa Bento XVI, que não podem perder-se. Trata-se de pensamentos que já são bastante conhecidos a todos que trabalham em prol dos ideais do Novo Movimento Litúrgico. O livro, de menos de 50 páginas de tamanho menor que A5, percorre, citando o Introdução ao espírito da Liturgia, do então Cardeal Ratzinger, e a Exortação Apostólica Sacramentum Caritatis, por exemplo, temas como o espírito orante, música sacra, orientação, participação, beleza. Do bom conteúdo podemos citar algumas partes, a nível de ilustração:
Páginas 7-8: Somente a disposição de olhar o presente e o passado da liturgia da Igreja, como patrimônio ú…

A quarta homilia do Pe. Anthony Brankin sobre o Summorum Pontificum

Imagem
Pax et bonum!

Estamos na VII Semana do Tempo Comum (Forma Ordinária) e na Oitava de Pentecostes (Forma Extraordinária); findou o grande Tempo Pascal. Finda também, com esta postagem, a série de homilias do Pe. Anthony Brankin, de Illinois, nos EUA, sobre o motu proprio Summorum Pontificum. Esta carta apostólica está perto de completar seus 6 anos de publicação e, se muita coisa não mudou no clero, embora o número de celebrações na Forma Extraordinária tenha aumentado e continue a aumentar, muitos fieis leigos atualmente desejam conhecer esta forma da Missa e certamente desejariam que sumissem as invenções que enfraquecem a liturgia como espaço privilegiado da profissão de fé. Se antes a "Missa antiga" era apenas motivo de chacota, uma imagem que remontava aos tempos de pais e avós, tabu, hoje se torna até imagem de fundo para mensagens católicas nas redes sociais, e são compartilhadas por muitas pessoas, até mesmo não tão abertas ou respeitosas para com este tesouro precioso…

Inicia-se hoje (10/05/13) a Novena de Pentecostes

Imagem
Pax et bonum!
Amados irmãos, ontem, no Calendário Romano Geral, celebrou-se a Solenidade da Ascensão do Senhor. Alguns lugares, contudo, como o Brasil, transferem, com autorização da Santa Sé, esta solenidade para o VII Domingo da Páscoa.
Pois bem, na sexta-feira da VI semana da Páscoa, ou seja, hoje, inicia-se no orbe católico a Novena de Pentecostes. Passada esta verdadeira quaresma de graça e alegria na presença do Senhor vitorioso e incorruptível, aguardamos agora o Prometido do Pai, o Dedo da Destra de Deus, o Espírito Santo. A antífona do Magnificat na Ascensão, em ambas as Formas do Rito Romano, reza:
Texto oficial:
O rex glóriæ, Dómine virtútum, 
qui triumphátor hódie super omnes cælos ascendísti, 
ne derelínquas nos órphanos; 
sed mitte promíssum Patris in nos, Spíritum veritátis, allelúia.
Versão da CNBB:
Jesus, ó Rei da glória, Senhor do universo,
que, hoje glorioso, subistes para os céus:
Mandai-nos vosso Espírito Prometido pelo Pai
e não nos deixeis órfãos. Aleluia.
Tradução livr…

Os passos da reforma litúrgica pós-conciliar - Os bastidores da reforma através dos escritos do Cardeal Antonelli

Pax et bonum!

Já era vontade nossa retomar a série de postagens com traduções de documentos e textos do tempo das primeiras aplicações da reforma litúrgica iniciada logo após a Sacrosanctum Concilium. Nossa última publicação foi da Audiência de Paulo VI de 17/03/1965, no dia 08 de janeiro deste ano. Há vários textos interessantes para serem postados, mas o tempo às vezes é exíguo para o trabalho da tradução. Pois bem, estivemos em contato com a 30Giorni, uma publicação mensal internacional, antes sob a direção do sr. Giulio Andreotti, ex-primeiro ministro italiano recém falecido (requiescat in pace), para pedir permissão para tradução e publicação de um artigo de 1998 com vários trechos dos escritos do Cardeal Antonelli. Este Cardeal, Ferdinando Giuseppe Antonelli, nascido em 1896, frade menor desde 1909, sacerdote desde 1922, ordenado bispo em 1966, criado cardeal em 1973 e falecido em 1993, foi membro da comissão de reforma litúrgica de Pio XII, foi secretário da Comissão Conciliar …

A Páscoa de 2013 no Calendário Juliano

Imagem
Pax et bonum!


Aleluia! Cristo ressuscitou! Nós, católicos romanos, seguidores do calendário gregoriano (da reforma do calendário no séc. XVI), rezamos, cantamos e nos felicitamos pelo início do Santo Tempo Pascal há seis semanas. Pois bem, neste último domingo, para nós o VI da Páscoa, ou V após a Oitava da Páscoa, celebrou-se o Domingo de Páscoa de acordo com o calendário juliano. Em certos anos, acontece de coincidirem a Páscoa dos dois calendários e, portanto, de toda a cristandade, como foi em 2010 e 2011 e será em 2014 (isto pode ser verificado neste site). Os cristãos da Igreja ortodoxa, que mantêm o calendário juliano (já em vigor no tempo do Concílio de Niceia, em 325), neste dia 05 de maio (22 de abril no calendário juliano), celebraram solenemente a Grande e Santa Páscoa, dando início ao tempo do Pentekostarion. Manifestamos nossos votos desejando que vivam na alegria este tempo sacrossanto que, para nós,católicos,  neste ano de 2013, já se aproxima de sua solene e divinamen…

A Cristandade a caminho na 31ª Peregrinação de Chartres

Imagem
Pax et bonum!

Recordando uma postagem anterior, em que, no seu testemunho, um sacerdote falava sobre a Peregrinação de Chartres, na França, compreendi que seria interessante falar um pouco da mesma, bem como fazer a publicidade da Peregrinação deste ano, que se trata da 31ª. APeregrinação de Pentecostes de Notre-Dame de Paris a Notre-Dame de Chartres, talvez pouco conhecida no Brasil, é uma peregrinação católica de três dias, organizada pela Association Notre-Dame de Chrétienté (= Associação Nossa Senhora da Cristandade) que acontece anualmente em torno da Solenidade de Pentecostes. Como diz a apresentação do site da Associação, são três diz para se viver e construir a cristandade do terceiro milênio. Notre-Dame (= Nossa Senhora) de Paris é a famosa Catedral gótica parisiense, cuja construção foi iniciada no séc. XII. Notre-Dame de Chartres é também uma catedral gótica, cuja construção igualmente foi iniciada no séc. XII. Ambas, como os nomes dizem, têm a Virgem Maria como titular.
Est…

A terceira homilia do Pe. Anthony Brankin sobre o Summorum Pontificum

Pax et bonum!

Iniciamos as postagens deste terceiro bimestre com mais uma homilia do pároco estadunidense que tão bem se preocupou em explicar aos seus paroquianos o significado, a importância e as consequências da Carta Apostólica sob a forma de motu proprioSummorum Pontificum, do Papa Bento XVI, que caminha rumo a um sexênio de sua publicação. Esperamos que seja de bom proveito para nossos leitores. [Os grifos são nossos.]
*** Homilia sobre a Missa Latina - 3 Por Pe. Anthony Brankin, Pároco da Paróquia Saint Odilo, Berwyn, Illinois, da Arquidiocese de Chicago, Estados Unidos da América. Traduzido por Luís Augusto Rodrigues Domingues.
Vocês me perdoarão por continuar o que basicamente se tornou uma pequena sequência [de homilias] sobre as recentes regras do Papa quanto a qualquer grupo ou padre poder, agora, celebrar a Missa Latina antiga - que ele chama de Missa do Papa João XXIII, mas eu devo continuar falando sobre isso. Penso nisso como algo gigante - porque isso tem algo incrivelment…