Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2013

Pe. Reus, agora oficialmente "Servo de Deus"

Imagem
Pax et bonum!

É com grande alegria que acabamos de tomar conhecimento do reconhecimento oficial, pela Congregação para as Causas dos Santos, do processo de beatificação do Pe. João Batista Reus, SJ (1868-1947), sacerdote jesuíta alemão que passou grande parte de sua vida em São Leopoldo-RS, onde faleceu com fama de santidade, e que temos como um dos patronos da ARS. A notícia consta no site do Jornal NH (de Novo Hamburgo-RS), com data de 11/12 e afirma que a informação foi dada oficialmente por D. Zeno Hastenteufel, bispo da Diocese de Novo Hamburgo, na Missa da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria, no último domingo, dia 08. Ele recebeu uma correspondência do Vaticano com o atestado de que o processo de beatificação do Padre Reus foi confirmado e iniciado. “Foi a primeira vez que Roma validou o processo. O Padre Reus agora é considerado, oficialmente, Servo de Deus”, explicou Dom Zeno.
Segundo o reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus e vice-postulador da causa, padre…

04/12/13 - 50 anos da Sacrosanctum Concilium: "A sua Liturgia é como o Vaticano II desejou?"

Imagem
Pax et bonum!
Para os amantes da Sagrada Liturgia, o dia de ontem teve peculiar importância: tratou-se do quinquagésimo aniversário da Constituição Conciliar sobre a Sagrada Liturgia - a Sacrosanctum Concilium(em latim aqui). O bastante conhecido blog The New Liturgical Movement publicou um texto com pontos para uma reflexão profunda que se faz atualmente necessária. Com permissão do autor, segue nossa tradução.
A sua Liturgia é como o Vaticano II desejou? Por Peter Kwasniewski

Embora em anos recentes muito se tenha feito para difundir um conhecimento acurado do ensinamento do Concílio Ecumênico Vaticano II, ainda estamos a uma longa distância do desejo do Papa Bento XVI de que os fiéis, por toda parte, guiados por seus pastores, redescubram as riquezas dos dezesseis documentos conciliares. O Ano da Fé tornou-se um ano de descrença, humanamente falando, ao testemunharmos a abdicação quase sem precedentes do trono papal e a acensão de um novo papa, cujas palavras e ações têm sido interp…