Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2014

São José de Anchieta, um pouco de sua vida por Pe. Paulo Ricardo

Pax et bonum!
Alleluia!

Pouco antes da Semana Santa, o estimado e muito conhecido Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior publicou um vídeo, em seu site, falando um pouco sobre a vida do grande Apóstolo do Brasil. São ótimos 53min que certamente estimularão o aprofundamento quanto à vida e à santidade de São José de Anchieta. Recomendamo-lo vivamente.

São José de Anchieta, rogai por nós.

Semana Santa na Matriz de Teresina - 2014 - fotos

Imagem
Pax et bonum!
Alleluia!

Amados irmãos, aqui vão os registros fotográficos de vários momentos destes dias de muita graça na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, Matriz de Teresina-PI. As fotos vão do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor até a Missa com o Arcebispo de Teresina, no Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor.
Que venham, neste longo e jubiloso Tempo Pascal, os frutos das grandes coisas que o Senhor fez por nós!

























Missal Romano (Forma Ordinária) em latim e com as leituras, em PDF

Imagem
Pax et bonum!
Alleluia!

Desde o final do ano passado, a organização Corpus Christi Watershed disponibilizou na web uma fonte de pesquisa muito boa: os 4 volumes do Missale Romanum cum Lectionibus, uma edição do Missal Romano (forma ordinária) no estilo "missale plenum" (ou seja, onde constam também as leituras). Recordamos que não temos conhecimento de nenhuma edição digitalizada em PDF, na web, do Missal novo. Portanto, esta é ideal para quem deseja ter uma. Ótima para conferência de tipografia, rubricas e também para estudo das leituras do ano litúrgico. Cremos que se trata da segunda edição típica do Missal novo.
Os volumes foram divididos em 3 arquivos cada. Para realçar o mérito do site e do fiel que teve trabalho tão grande, resolvemos não postar os links dos arquivos aqui. Pedimos aos interessados que acessem a página:  http://www.ccwatershed.org/blog/2013/nov/7/missale-romanum-cum-lectionibus/
Por Luís Augusto - membro da ARS

O Exsultet no Sábado Santo - Pe. Paulo Ricardo

Pax et bonum!
Alleluia!

Para complementar a postagem que já fizemos sobre o Exsultet (o Precônio Pascal ou Proclamação da Páscoa), recomendamos esta breve reflexão do estimado Pe. Paulo Ricardo, certamente muito conhecido de nossos amigos e leitores, publicada em 2013.

Feliz Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo a todos!

A denudação dos altares na Quinta-feira Santa

Imagem
Pax et bonum!

Estamos na Semana mais profunda da vida litúrgica dos cristãos. Gostaríamos de falar sobre a cerimônia de denudação do altar (ou dos altares), prática muito antiga no Rito Romano mas que, infelizmente, por falta de ênfase, detalhes, continuidade nos próprios livros litúrgicos reformados, neste particular, tornou-se esquecida, desconhecida. Atualmente, as indicações para a Forma Ordinária são as seguintes:
Missale Romanum (2002)
Tempore opportuno denudatur altare et auferuntur, si fieri potest, cruces ab ecclesia.Expedit ut cruces, quae forte in ecclesia remanent, velentur. (Feria quinta in Cena Domini, 41) [No momento oportuno, seja denudado o altar e retirem-se as cruzes da igreja, se possível. Convém que as cruzes, que permanecem na igreja, sejam veladas.]
Paschalis Sollemnitatis (1988)
Concluída a missa é desnudado o altar da celebração. Convém cobrir as cruzes da igreja com um véu de cor vermelha ou roxa, a não ser que já tenham sido veladas no sábado antes do V domingo …

Meditações Quaresmais - Segunda-feira Santa

Pax et bonum!

Desde o início da Quaresma os padres da Adm. Apostólica Pessoal S. João Maria Vianney (Campos dos Goytacazes-RJ) estão publicando mensagens em vídeo com meditações relacionadas à liturgia de cada dia segundo a Forma Extraordinária do Rito Romano.
Para esta segunda-feira da Semana Santa, eis a meditação:

Semana Santa 2014 nas igrejas do centro de Teresina - Programação

Imagem
Pax et bonum!
Estamos às portas dos dias mais sagrados do Ano Litúrgico.  O sr. Arcebispo de Teresina (Piauí) desejou que as três grandes igrejas do centro da cidade  (Catedral de Nossa Senhora das Dores, Matriz de Nossa Senhora do Amparo e Igreja de São Benedito) disponibilizassem de forma conjunta sua programação e mandou que fosse feito um folder com datas, horários e uma pequena explicação sobre cada dia. O folder, feito por um membro da ARS, atendendo as indicações feitas, está aqui disponível. Você teresinense ou morador de outra cidade da Arquidiocese, não perca, em sua paróquia ou nas igrejas do centro de Teresina, as grandes celebrações da obra redentora de Nosso Senhor Jesus Cristo. A todos os nossos votos de uma Semana verdadeiramente Santa.


Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

Imagem
Pax et bonum!

A Agência Motus Liturgicus, canal oficial de comunicação da Academia Internacional de Estudos Litúrgicos "São Gregório Magno", pertencente à Militia Sanctae Mariae (Ordem dos Cavaleiros de Nossa Senhora ou Companhia Regular e Militante dos Cavaleiros de Nossa Senhora), preparou uma versão bilíngue do tradicional Ofício das Trevas (Tenebrae) que é constituído de Matinas e Laudes do Ofício Divino da quinta-feira, sexta-feira e sábado da Semana Santa. Precioso trabalho para esses tempos de redescoberta e revalorização. Para saber mais, bem como efetuar o download, acesse a página oficial:  http://www.movimentoliturgico.org/oficio-das-trevas-na-forma-extraordinaria/ Para conhecer mais sobre a MSM - Militia Sanctae Mariae, fundada em 1945 na França e presente em alguns países, inclusive no Brasil, acesse o site oficial:
http://miliciadesantamaria.com.br/

Os frutos do culto "ad orientem" numa paróquia dos EUA

Imagem
Pax et bonum!

O fardo ideológico presente em muitos setores da Igreja no Brasil até agora parece não nos ter permitido haurir toda a riqueza da herança do pensamento e da prática litúrgica do amado predecessor do Papa Francisco, nosso Papa Emérito Bento XVI. E com esta herança quero aludir à revalorização da grande tradição litúrgica comum ao Ocidente e ao Oriente, donde sobressai como um dos símbolos mais interessantes, ricos e fortes a orientação comum do sacerdote e da assembleia para o oriente geográfico ou ao menos simbólico, postura praticamente universal, abarcando todos os ritos litúrgicos do Oriente e do Ocidente. Do famoso blog WDTPRS, do Pe. John Zuhlsdorf, vem-nos, de fevereiro, uma carta que um presbítero, o Pe. Richard Heilman, da Paróquia de Santa Maria de Pine Bluff (Vila de Cross Plains, condado de Dane, Wisconsin, EUA) escreveu para um outro presbítero, seu amigo. Que ela também seja um bom estímulo para os presbíteros lusófonos. Deus abençoe o ministério do Pe. Rich…

Hóstia - o pão usado no culto cristão - Parte 2

Imagem
Pax et bonum!

Prosseguimos com nossa postagem sobre o pão usado no culto cristão, o qual, durante a Santa Liturgia, é transubstanciado no Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo. Eis aqui a segunda parte de nossa tradução do artigo da Catholic Encyclopedia. Para ver a primeira parte, clique aqui. *** Hóstia Moldes para hóstias Os moldes usados para as hóstias são instrumentos de ferro semelhantes a moldes de waffle (N.T.: também chamado de gofre, em Portugal), compostos de duas paletas que se unem através de duas alças dobradas que servem como alavanca. O Abade Corblet diz que a existência deles estabeleceu-se por volta do início do séc. IX, embora não se conheça nenhuma espécie existente, em tempos recentes, que date de antes do séc. XII. Todavia, a descoberta, de algum tempo atrás, de um desses moldes em Cartago, leva-nos de volta ao séc. VI ou VII, antes da destruição desta cidade pelos árabes. Neste molde, ao redor do monograma de Cristo, está a inscrição: HIC EST FLOS CAMPI ET LILIUM (D…

Hóstia - o pão usado no culto cristão - Parte 1

Imagem
Pax et bonum!

Um sacerdote desta Arquidiocese de Teresina entrou em contato conosco, dizendo que um fabricante de hóstias estava interessado em conhecer mais sobre seu próprio trabalho. Para encontrar mais informações, pediu-nos ajuda. Pois bem, seguindo para a famosa Catholic Encyclopedia, encontramos um bom artigo e decidimos traduzir e disponibilizar em nosso blog. Por conta de seu tamanho, nós o dividimos em duas postagens. Além disso, não traduzimos sua última parte, que trata de milagres, o que, embora seja interessante, não está no escopo desta postagem. *** Hóstia Aspectos históricos e arqueológicos O pão destinado a receber a Consagração Eucarística é comumente chamado de hóstia, e embora este termo possa ser comumente aplicado ao pão e ao vinho do Sacrifício, é mais especialmente reservado ao pão. De acordo com Ovídio, a palavra vem de hostis, inimigo: "Hostibus a domitis hostia nomen habet", porque os antigos ofereciam seus inimigos vencidos como vítimas para os deu…