Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2015

"Donde há de vir julgar os vivos e os mortos"...

Imagem
Jesus Cristo honra e engrandece a sua Igreja com três importantes ministérios: de Redentor, de Protetor e de Juiz. (...), já sabemos que ele remiu o gênero humano pela sua Paixão e Morte, e que pela Ascensão se tornou o perpétuo advogado e defensor de nossa causa. (...) só resta explicar a sua função de juiz. (...) Cristo Nosso Senhor, naquele dia supremo, há de julgar todo o gênero humano. As Sagradas Escrituras atestam que são duas as vindas do Filho de Deus. A primeira foi quando assumiu carne, para nos salvar, e se fez homem no seio da Virgem; a segunda será, quando vier para julgar todos os homens, na consumação dos séculos. Nas Escrituras, esta segunda vinda se chama "Dia do Senhor", do qual diz o Apóstolo: "O dia do Senhor há de vir cmo o ladrão de noite". "Aquele dia, porém, e aquela hora, ninguém os conhece" - declara o próprio Salvador. (...) Se desde o início do mundo, todos ansiavam por aquele primeiro dia em que o Senhor se revestiu de nossa…

Práticas durante o Advento, dos escritos do Servo de Deus Dom Guéranger

Pax et bonum!

Os cristãos do Rito Romano celebram hoje o I Domingo do Advento, tempo iniciado no entardecer de ontem, com as I Vésperas.
Para retomar nossas postagens (ausentes há alguns meses, pelo que pedimos perdão aos nossos leitores), iniciamos com o santo monge tido como um dos "pais" do Movimento Litúrgico: o Servo de Deus Dom Prosper Guéranger, OSB.
Sua obra mais famosa é "O Ano Litúrgico", escrito em meados do séc. XIX, donde retiramos os trechos que seguem.
Desejamos a todos um santo novo Ano Litúrgico, a partir da vivência de um santo Advento!

Práticas durante o Advento
Se nossa Santa Mãe Igreja ocupa o tempo do Advento com esta solene preparação para a tripla vinda de Jesus Cristo (N.T.: 1. No Natal; 2. Nas almas; 3. No fim dos tempos); se, seguindo o exemplo das virgens prudentes, ela mantém a lâmpada acesa pronta para a vinda do Noivo; nós, sendo seus membros e filhos, devemos entre em seu espírito (...).  A Igreja e nós, na realidade, temos as mesmas …