Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2016

Mulheres no lava-pés? Pode? Agora sim, na forma ordinária do Rito Romano.

Pax et bonum!

No final de dezembro do ano de 2014, o Santo Padre dirigiu uma carta ao Prefeito da Congregação para o Culto Divino, o Cardeal Robert Sarah, dispondo que fosse mudada a rubrica do Missal Romano que faz menção a que as pessoas escolhidas para o lava-pés (ritual opcional da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa) sejam homens. Desta forma, a partir deste ano (e somente a partir de agora), mulheres também podem ser escolhidas para compor o número das 12 pessoas que representam os apóstolos na dita cerimônia. Nesta carta o Pontífice dizia que isto tinha como intenção melhorar a atuação, para que exprimisse mais plenamente a caridade sem confins de Cristo, o seu doar-se até o fim pela salvação do mundo. No último dia 06 (de janeiro de 2016), a Congregação para o Culto Divino publicou o decreto que oficializa esta mudança no Missal Romano (na Forma Ordinária do Rito Romano), dando a entender que a permissão já entra em vigor imediatamente, ou seja, poderá se…

Paix Liturgique: "Receita para instalar pacificamente e de modo duradouro a Forma Extraordinária numa Paróquia"

Pax et bonum!
Que título! Trata-se de uma das cartas em português do Paix Liturgique. Especificamente, trata-se da Carta 67 (em português), que corresponde à Lettre 519 (em francês), de 01/12/2015. Há um bom tempo não visitávamos este site e, vendo-o hoje, tivemos a surpresa deste interessante texto. Segue na íntegra:
RECEITA para instalar pacificamente e de modo duradouro  a Forma Extraordinária numa Paróquia
Este mês, a nossa proposta é a de seguirmos a interessante e original conferência do Pe. Milan Tisma, aquando do encerramento do primeiro congresso Summorum Pontificum, que teve lugar no Chile, em Julho passado.
Além de capelão da associação Magnificat, ramo chileno da Una Voce, o Pe. Milan Tisma é também o pároco da paróquia de São João de Deus em Santiago. Ordenado em 1997 pelo Cardeal Oviedo, então arcebispo de Santiago do Chile, o Pe. Tisma nunca deixou de celebrar a missa tradicional. Em 1991, quando estava a pensar deixar o Seminário Diocesano, onde era perseguido por causa …

7 anos de ARS e situação atual

Imagem
Pax et bonum!
Salve Regina!

Ontem, dia 14, a Associação Redemptionis Sacramentum completou 7 anos de existência. Seria tempo de talvez já sermos uma grande Associação, com um grande apostolado, conhecida talvez em toda a nossa cidade ou arquidiocese... Mas somos apenas um grupo de pessoas, que já passou por várias tribulações e momentos de desânimo, mas que se mantém, às vezes com maior ou menor fervor, na missão de viver e difundir o "espírito litúrgico" que, como escreveu um de nossos patronos - o Servo de Deus Pe. João Baptista Reus, SJ -, "consiste em estudar, estimar, explicar, promover e defender a Liturgia", o que temos tentado fazer individualmente e em grupo, através das missões que nos foram/são dadas na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, através de nossas reuniões e formações, através de nosso blog e nossa fanpage, bem como apoiando iniciativas similares.
Um de nossos desejos, desde o início, foi trazer o tesouro da Forma Extraordinária do Rito Ro…

CANCELADA a Missa de hoje na Forma Extraordinária!

Pax et bonum!

Informamos que a Missa na Forma Extraordinária que seria celebrada hoje, às 19h, na Matriz do Amparo, está cancelada por conta de motivos de saúde (nada grave) do sacerdote celebrante.
Informaremos quando novas datas forem marcadas.
Pedimos aos leitores que repassem o comunicado às demais pessoas que porventura viriam a estar presentes.

Missa na Forma Extraordinária - 09/01

Imagem
Pax et bonum!

A primeira Missa na Forma Extraordinária a ser celebrada neste ano aqui em Teresina será no dia 09 deste mês, às 19h, como Missa dominical, celebrando a Festa da Sagrada Família (conforme o calendário tradicional do Rito Romano), na Matriz de Nossa Senhora do Amparo (centro da cidade). O sacerdote será o já conhecido de muitos, o Revmo. Pe. José de Pinho Borges Filho, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Sinta-se convidado.

Evento: "Arte e Liturgia: Expressão da Fé", 8 e 9 de janeiro

Imagem
Pax et bonum!

Conforme segue na imagem, temos o prazer de anunciar um encontro de formação que ocorrerá no Museu Municipal de Arte Sacra D. Paulo Libório, no centro de Teresina, nos dias 8 e 9 deste mês (portanto, na próxima sexta-feira e no sábado), das 8h30 às 11h30. O ministrante do encontro é o muito querido Jorge Luís, atualmente subdiácono da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, de Campos dos Goytacazes-RJ. As inscrições podem ser feitas no próprio Museu (na Rua Olavo Bilac, esquina com 24 de Janeiro, no centro) e na secretaria da Igreja de Nossa Senhora do Amparo (Rua Rui Barbosa, na Praça da Bandeira, também no centro). Mais informações através dos telefones do cartaz.

Ordo dominical de 2016 (diretório litúrgico para a Forma Extraordinária)

Pax et bonum!
Os fiéis ligados à liturgia tradicional em Recife-PE prepararam e publicaram o Ordo (o que poderíamos chamar de Diretório Litúrgico - para usar o termo atual utilizado pela CNBB - para a Forma Extraordinária do Rito Romano). Neste caso, trata-se de um Ordo Dominical, ou seja, contendo as indicações litúrgicas para as celebrações de Domingos e Festas. Este tipo de material é bastante recomendado para sacerdotes, cerimoniários e coroinhas. Comumente a Administração Apostólica São João Maria Vianney publica na web o seu Ordo do ano inteiro. Estamos no aguardo. Clique nestes links para as versões para impressão de livreto e para impressão comum. Nossa gratidão pelo trabalho dos fiéis de Recife-PE, sobretudo na pessoa do sr. Karlos Guedes.

Práticas durante o Natal, dos escritos do Servo de Deus Dom Guéranger

Pax et bonum! Feliz Natal do Senhor Jesus Cristo! Feliz ano civil novo!
Estamos no dia 2 de janeiro, um dia após a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e um dia antes da Solenidade da Epifania do Senhor (aqui no Brasil, celebrada no domingo entre os dias 2 e 8). Seguindo o passo dado no Advento, quando publicamos trechos do obra "O Ano Litúrgico", do Servo de Deus Dom Prosper Guéranger, grande luzeiro recente dentre os filhos de São Bento, fazemos o mesmo escrevendo agora sobre o tempo do Natal. Que seja, embora breve, uma proveitosa leitura para todos!
Práticas durante o Natal
Agora chegou o tempo da alma fiel colher os frutos dos esforços que ela fez durante as semanas penitenciais do Advento para preparar uma habitação para o Filho de Deus, que deseja nascer dentro dela. (...) Agora a Esposa é a Igreja; a Esposa é também cada alma fiel. Nosso Senhor dá-se todo a todo o rebanho, e a cada ovelha do rebanho com tanto amor como se só a ela amasse. Que adornos poremos nós, …