Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2016

Entrevista com o Pe. João Dias Rezende Filho (Arquidiocese de São Luís, Maranhão)

Imagem
Pax et bonum!

Após o discurso do Cardeal Robert Sarah, na abertura da Conferência Sacra Liturgia UK 2016, achamos por bem entrevistar um sacerdote brasileiro, nordestino, que já tivesse experiência em algumas características que costumam entrar no contexto de "reforma da Reforma". Apresentamos a todos, então, o Pe. João Dias Rezende Filho, da Arquidiocese de São Luís, Cidade de São Luís, Estado do Maranhão, na entrevista que ele nos concedeu no último dia 13.

*****
Caro padre, a bênção. Obrigado por ter aceitado participar desta entrevista conosco.
1. Há quanto tempo V. Revma. é sacerdote? Atualmente é pároco? Se sim, de onde?
Deus abençoe todos vocês! De nada, eu que agradeço poder conversar com vocês. Fui ordenado padre no dia 07 de setembro de 2013, então, no próximo mês de setembro completarei 3 anos de sacerdócio. Sou Administrador Paroquial na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila São Luís, paróquia pertencente à Arquidiocese de São Luís do Maranhão, onde sou incardin…

O discurso inaugural do Card. Sarah no Sacra Liturgia UK 2016

Imagem
Pax et bonum!
Nos últimos dias muitos blogs e sites fizeram eco às palavras do Cardeal Robert Sarah, proferidas em seu discurso inaugural na conferência Sacra Liturgia UK 2016, que se encerra hoje. Pensamos que poderíamos apenas repostar a notícia de algum blog, mas achamos por bem ir além. Após algumas pesquisas, encontramos uma página em que o discurso parece estar colocado na íntegra e logo iniciamos um trabalho de tradução. Abaixo segue esta nossa tradução, que ainda poderá passar por alguma melhoria. Todavia, tivemos pressa em colocar o texto sob a apreciação de nossos leitores e esperamos que seja de bom proveito.
SACRA LITURGIA UK 2016 Oratório de São Filipe Néri (Oratório de Brompton), Londres, 05/07/2016
Em primeiro lugar quero expressar minha gratidão à S. Ema., o Cardeal Vincent Nichols, por suas boas vindas à Arquidiocese de Westminster e por suas gentis palavras de saudação. Assim também quero agradecer à S. Exa., o Bispo Dominique Rey, Bispo de Fréjus-Toulon, pelo seu c…

Programação do Sacra Liturgia 2016 (Reino Unido)

Pax et bonum!

Hoje comemoramos o nono aniversário de publicação da Carta Apostólica sob a forma de Motu Proprio Summorum Pontificum, do Papa Bento XVI, grande marco na vida litúrgica da Igreja no séc. XXI.
Pois bem, dos dias 5 a 8 deste mês (ou seja, desta terça, anteontem, até sexta-feira) está ocorrendo um dos mais respeitados eventos no âmbito da tradição litúrgica ocidental, o Sacra Liturgia.
Nesta postagem estamos falando da edição inglesa/britânica do evento, que acontece em Londres.
Segue a programação, que pode inspirar, por suas partes e pelos temas das palestras, outros eventos pelo mundo e, assim esperamos, aqui no Brasil.

Na terça-feira (05/07) o evento começou com as incrições pela manhã, teve Vésperas Solenes (na Forma Extraordinária) e reflexões de abertura pelo bispo D. Dominique Rey, uma sessão inaugural (que pela sua relevância falaremos noutra postagem) pelo Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e um concer…

A Missa Votiva do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

Imagem
Pax et bonum!

Entramos no mês de julho, entramos num novo semestre. No Calendário Romano Geral da Forma Extraordinária do Rito Romano, celebramos hoje, 01/07, a Festa do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Sobre esta devoção, diz São João XXIII (Carta Apostólica Inde a primis, 9-10): Ao aproximar-se a festa e o mês dedicados ao culto do Sangue de Cristo, preço do nosso resgate, penhor de salvação e de vida eterna, façam-na os fiéis objeto de meditações mais devotas e de comunhões sacramentais mais freqüentes. Iluminados pelos salutares ensinamentos que promanam dos Livros sagrados e da doutrina dos padres e doutores da Igreja, reflitam no valor superabundante, infinito desse Sangue verdadeiramente preciosíssimo, do qual "uma só gota pode salvar o mundo todo de toda culpa", como canta a Igreja com o Angélico Doutor, e como sabiamente confirmou o nosso predecessor Clemente VI. Porquanto, se infinito é o valor do Sangue do Homem-Deus, e se infinita foi a caridade…