Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2016

Um padre e o pelotão de fuzilamento - Viva Cristo Rei!

Imagem
Pax et bonum!

Aproveitando a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, queremos celebrar com muita alegria a memória de um dos grandes mártires dos tempos modernos: o Bem-aventurado Miguel Augustín Pro, sacerdote jesuíta mexicano fuzilado há exatamente 89 anos, sob o regime laicista e anticlerical que produziu vários mártires no México entre 1926 e 1929. A perseguição desta época foi fruto da aplicação cruel da Constituição Política dos Estados Unidos Mexicanos, de 1917, pelo presidente Plutarco Elías Calles, através da lei de reforma do Código Penal, de 1926. Como há muitos bons materiais (cujos links seguem abaixo) na web, contento-me apenas em transcrever o Elogio sobre ele do Martirológio Romano, nesta data (23/11):
Em Guadalupe, povoação do estado de Zacatecas, no México, o Beato Miguel Agostinho Pró, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que na cruel perseguição contra a Igreja, condenado à morte sem julgamento como criminoso, consumou o martírio que ardentemen…

Há 80 anos começava os 8 dias da paixão de um diácono espanhol...

Imagem
Pax et bonum! Salve Maria!
Aos leitores do blog da ARS peço inicialmente desculpas pela falta de postagens. Os membros normalmente responsáveis por postagens estão todos ocupados com deveres de estado (a bendita vocação matrimonial e o precioso dom da paternidade). Pois bem, aproveitando o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aqui no Brasil, que tratou sobre a "intolerância religiosa", bem como aproveitando a ocasião da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (na forma extraordinária, foi celebrada no último dia 30 e, na forma ordinária, será no próximo dia 20), gostaria de escrever um pouco sobre a paixão de um servo de Deus espanhol. Há 80 anos atrás, portanto em 1936, a estimada Espanha estava passando pelo sangrento turbilhão da Guerra Civil, tempo em que, como diz Andreu Nin, membro do PSOE (Partido Socialista Obrero Español): "Os obreiros tomam conta das fábricas. Os camponeses tomam posse das terras. Conventos e igrejas são …