Pela eleição do novo arcebispo, Dóminum implorémus.

Pax et bonum!

Gostaríamos de recordar aos presbíteros do clero de Teresina a necessidade de se oferecer o Santo Sacrifício pela eleição do novo arcebispo.
Acredito que tal pauta logo será tratada na próxima reunião do clero. Não obstante, os fieis podem já pedir ao seu pároco, vigário ou capelão que ofereça o Santo Sacrifício nesta intenção, e não só com a intenção, mas com as orações previstas no Missal Romano.
Lembra-nos isto o Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos "APOSTOLORUM SUCCESSORES", da Congregação para os Bispos. Dos nn. 235-243 se trata do Administrador Diocesano, leitura que recomendo aos interessados, e no n. 246 diz o seguinte:
Durante a sé vaga, o Administrador Diocesano convide os sacerdotes e as comunidades paroquiais e religiosas a elevarem ardentes preces pela nomeação do novo Bispo e pelas necessidades da Diocese.
Na catedral e em todas as outras igrejas da Diocese, celebrem-se santas missas com o formulário previsto pelo Missal Romano, para a eleição do Bispo.

A Missa a ser rezada é a PRO ELIGENDO PAPA VEL EPISCOPO (Pela eleição do Papa ou do Bispo), que se encontra entre as MISSÆ ET ORATIONES PRO VARIIS NECESSITATIBUS VEL AD DIVERSA (Missas e Orações para várias necessidades e para diversas [circunstâncias]).

Texto latino e tradução livre (pode conter erros; posteriormente a postagem será atualizada com os textos do Missal do Brasil):
Exemplo de Crucifixo Metropolitano


Ant. ad introitum/Antífona de Entrada (Mt 1) 
Suscitábo mihi sacerdótem fidélem, qui iuxta cor meum et ánimam meam fáciet; et ædificábo ei domum fidélem, et ambulábit coram me cunctis diébus.
Suscitarei para mim um sacerdote fiel, que agirá conforme meu coração e minha alma; e edificarei para ele uma morada definitiva, e andará diante de mim todos os dias.

Collecta/Oração do Dia 
Deus, qui, pastor ætérnus, gregem tuum assídua custódia gubérnas, eum imménsa tua pietáte concédas Ecclésiæ pastórem, qui tibi sanctitáte pláceat, et vígili nobis sollicitúdine prosit. Per Dóminum.
Ó Deus, pastor eterno, que governais vosso povo com constante proteção, concedei à Igreja um pastor, na vossa imensa piedade, que vos agrade pela santidade e nos beneficie por uma atenta solicitude. Por nosso Senhor...

Super oblata/Oração sobre as Oferendas 
Tuæ nobis, Dómine, abundántia pietátis indúlgeat, ut, per sacra múnera quæ tibi reverénter offérimus, gratum maiestáti tuæ pastórem Ecclésiæ sanctæ præésse gaudeámus. Per Christum.
Favorecei-nos, Senhor, com a abundância de vossa piedade, para que, pelos dons sagrados que vos oferecemos com reverência, nos alegremos por estar a cargo da Santa Igreja um pastor agradável à vossa majestade. Por Cristo...

Ant. ad communionem/Antífona da Comunhão (Jn 15,16)
Ego elégi vos et pósui vos, ut fructum afferátis, et fructus vester máneat, dicit Dóminus.
Eu vos escolhi e vos enviei, para que deis fruto, e o vosso fruto permaneça, diz o Senhor.

Post communionem/Oração depois da Comunhão 
Reféctos, Dómine, Córporis et Sánguinis Unigéniti tui salubérrimo sacraménto, nos mirífica tuæ maiestátis grátia de illíus pastóris concessióne lætíficet, qui et plebem tuam virtútibus ínstruat, et fidélium mentes evangélica veritáte perfúndat. Per Christum.
Refeitos, Senhor, pelo salutaríssimo sacramento do Corpo e do Sangue do vosso Unigênito, alegre-nos a vossa maravilhosa graça dando-nos um pastor, que instrua o vosso povo nas virtudes e inunde a alma dos fieis com a verdade do Evangelho. Por Cristo...

Por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Preces a São José para antes e depois da Santa Missa (para sacerdotes)

Batina - algumas perguntas e respostas

Instrumentos musicais - Quaresma - Tríduo Pascal