Alguns meios comuns de emendar-se e remediar nossas faltas e imperfeições

  1. Forma uma resolução séria e fervorosa, e renova-a frequentemente, de estares em guarda contra todo pecado, e especialmente contra aqueles em que reincides.
  2. Pela manhã, protesta diante de Deus o teu horror das tais tentações mais aptas a sobrevirem, ou mais difíceis de resistir; detesta-as, e solenemente determina que tua vontade não tem e não terá parte nelas.
  3. Antes de te pores em qualquer obra que tenha consequências mais do que ordinárias, prepara-te séria e cuidadosamente; renova tua resolução de emendar o que comumente está errado em ti, e reza pedindo a graça, pelo menos com breves jaculatórias.
  4. Olha para o fim e para a meta de tudo que assumires, e sê escrupulosamente cuidadoso para não te desviares, e para que tuas faltas ordinárias não te assaltem; o que fizeres, faze-o com zelo, leva-o a sério.
  5. Lança sempre frequentes e afetuosos olhares para Deus, e traze para muito perto de ti um senso de sua constante presença.
  6. Contempla a Cristo como o vivo Espelho e Modelo de toda Perfeição, e luta para imitá-lo; e faze-o mais seriamente recordando que trazes o nome de Cristão.
  7. Na tentação toma refúgio com amor e confiança de criança em Jesus, em seu Graciosíssimo Coração e em suas Sagradas Chagas; logo toda tentação rapidamente passará. Renova a resolução, para a qual chamas a Deus como testemunha pela manhã, contra essas tentações. Ratifica tua devoção generosamente. Comunica-te a tempo com teu pai espiritual, pede-lhe conselho e obedece-lhe.
  8. Renova teu zelo em desarraigar tal ou tal coisa, teus pecados mais enraizados, por um exame particular, pelo exercício da mortificação, etc.
Fonte: HORST, Jacob Melo. Paradise of the Christian Soul. Some ordinary means of amending and remedying our faults and shortcomings.
Tradução por Luís Augusto - membro da ARS

Comentários

Mais acessadas no último mês

Rosário em Latim

Como deve ser o toque da sineta/carrilhão na Consagração?

Como fazer a denudação do altar na Quinta-feira Santa (Forma Ordinária)

Ofício de Tenebrae (Trevas) na Forma Extraordinária do Rito Romano

A forma longa da Vigília de Pentecostes