quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Manhã de Testemunho e Oração pelas Vocações

Pax et bonum!

Considerando o apelo vocacional do mês de agosto, a ARS promoverá uma Manhã de Testemunho e Oração pelas Vocações.
Será neste sábado, 29/08 - memória do Martírio de São João Batista -, das 9h às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo.
Crianças, adolescentes, jovens... todos são convidados!
Iniciaremos com a oração do Santo Terço, teremos testemunhos de um sacerdote, de uma religiosa, de um leigo consagrado e de um casal. Concluiremos rezando a Hora Sexta (Oração das 12h da Liturgia das Horas).


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Museu de Arte Sacra oferece palestra sobre a História da Igreja do Amparo

O museu municipal de Arte Sacra Dom Paulo Libório comemora 4 anos de existência e como presente para os Teresinenses, no mês do aniversário da cidade, promove uma palestra com o tema “Igreja Nossa Senhora do Amparo: primeiros tempos”. A iniciativa que ocorre no dia 15 de agosto é uma oportunidade para os interessados em conhecer um pouco mais sobre a história da Igreja Matriz de Teresina.
Entre os palestrantes estão o professor doutor, escritor e historiador Antônio Fonseca Neto que vai relatar em sua exposição sobre como se deu o processo de fundação da Igreja no bairro Poty Velho e consequentemente sua transferência para a praça da Bandeira, no centro da capital. “Na explanação o foco será o contexto histórico em que se deu a formação da Igreja”, explica a diretora do Museu, Maria Amélia, que faz o convite para todos os piauienses, já que a iniciativa é gratuita.
Integra também a programação festiva a palestra do fundador do museu, Paulo de Tarso Libório, que vai fazer uma análise sobre as imagens de arte no prédio da Igreja. As palestras ocorrem no horário de 8h30 as 11h30. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (86) 3226-4025, no horário de 9h às 16h ou pelo e-mail artesacrateresina@gmail.com.
Após as palestras os participantes farão uma visita monitorada pelo museu para conhecer as mais de 3 mil peças que compõem o acervo do museu que é mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Museu de Arete Sacra Dom Paulo Libório
O museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório é um importante espaço cultural teresinense e conta com rico acervo de objetos artísticos e religiosos. O museu foi inaugurado em agosto de 2011 e funciona no local onde foi última moradia de Dom Paulo Libório, primeiro arcebispo teresinense.
Grande parte das peças expostas era de Dom Paulo, assim como os dois mil livros disponíveis na biblioteca do museu. O acervo do museu é composto por aproximadamente 3.000 peças dos séculos XVII a XX. São imagens sacras, alfaias, oratórios, paramentos e mobiliário.
O Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório surgiu a partir da junção de alguns pertences da Arquidiocese de Teresina e de doações feitas por colecionadores da comunidade. Entre as peças mais visitadas estão uma Nossa Senhora do Carmo em madeira policromada e um cristo flagelado, também em madeira policromada, articulado e com olhos de vidro. Ambas as imagens datam do século XVII.
Para os que desejam fazer uma visita, o Museu de Arte Sacra Dom Paulo Libório funciona em Teresina (PI), na rua Olavo Bilac, 1481, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e a entrada custa apenas R$1,00.
Mais informações: 3226-4025. Endereço do Museu/ Rua Olavo Bilac, nº 1481.

Fonte: http://arquidiocesedeteresina.org.br/2015/08/07/museu-de-arte-sacra-oferece-palestras-sobre-a-historia-da-igreja-do-amparo/
(Obs: os grifos são nossos.)

Missa mensal com Canto Gregoriano cantada pelo Coro da ARS na Matriz

Pax et bonum!

Você sabia que, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no centro da cidade, há uma Missa mensal com canto gregoriano?
É a Missa das 17h no primeiro sábado de cada mês.
Os cantos estão a cargo do Coro da Associação Redemptionis Sacramentum, que conseguimos reestruturar no ano passado. Dos cantos desta Missa fomos oficialmente encarregados pelo Pe. José de Pinho, o pároco, desde fevereiro.
Não somos profissionais da música e muito menos grandes conhecedores do canto gregoriano.
Nosso empenho é em introduzir os fiéis ao Canto Gregoriano através dos cantos do Graduale Simplex (leia nossa tradução da Introdução do Graduale Simplex) e de alguns do Graduale Romanum - iniciativa única na Arquidiocese, até onde sabemos.
Se alguém tiver aptidão musical e interesse em ajudar o coro, pode entrar em contato conosco através do email: ars.the@gmail.com.

Festejos da Padroeira da Cidade 2015

Pax et bonum!

Caros amigos, após um bom tempo sem postagens, atualizemo-nos.
Inicia-se hoje o Tríduo Festivo de Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade de Teresina, capital do Estado do Piauí.
Neste ano o Novenário foi substituído pelo Tríduo (de 13 a 15) e por um mês (13/07 a 13/08) de peregrinação da imagem (uma réplica pequena) de Nossa Senhora do Amparo pelos lares de famílias teresinenses.
Durante o Tríduo a Santa Missa será celebrada às 19h na Igreja Matriz.
No domingo, Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria (de 15/08, mas transferida para o domingo no Brasil), a Missa Pontifical será celebrada às 9h por S. Exa. Revma. D. Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, Arcebispo de Teresina.
No dia 15 a Missa será cantada pelo Coro da Associação Redemptionis Sacramentum, com cantos do Graduale Simplex.

Não sabe onde fica a Igreja Matriz de Teresina?
Fica na Rua Rui Barbosa, na Praça Rio Branco, diante da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade.


Mensagem (motivação) do Pároco

Queridos irmãos e irmãs, 

aproximam-se os Festejos de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Teresina. E como é tradicional em nossa paróquia, celebraremos esses dias de festa com muito entusiasmo. Este ano fizemos uma pequena modificação na parte litúrgica, com a finalidade de proporcionar aos nossos paroquianos um momento de oração em família com a visitada imagem peregrina de N. Sra. do Amparo a 30 lares de famílias teresinenses, no período de 13 de julho a 13 de agosto, estando assim também em sintonia com as prioridades de nossa arquidiocese - família, missão e formação.
Em nossa igreja matriz, teremos o Tríduo Festivo iniciando no dia 13 de agosto e prolongando-se até o dia 16 com a Missa presidida pelo nosso arcebispo D. Jacinto Brito, às 9h.
Para ajudar nas reflexões do Tríduo, teremos como tema: "A bem-aventurada Virgem Maria, modelo de serviço ao Reino".
Venha celebrar conosco estes dias de júbilo!
Fraternalmente
Pe. José de Pinho Borges Filho e Comissão Organizadora