Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2017

Fotos da Missa do dia 20/01 - 8 anos da ARS, com Pe. Jorge Luís

Imagem
Pax et bonum!
Salve Maria!

No último dia 20 rendemos culto ao único e verdadeiro Deus pelo oitavo aniversário de nossa Associação Redemptionis Sacramentum, grupo de fiéis criado em 14/01/2009, sob o impulso do pontificado do Papa Emérito Bento XVI e do Motu Proprio Summorum Pontificum, para fazer eco às palavras de Santo Irineu de Lião: "É preciso amar com extremo amor tudo que é da Igreja", mas especificamente no contexto da Sagrada Liturgia, procurando guardar e fomentar um "espírito litúrgico" que, segundo os dizeres do Servo de Deus Pe. João Baptista Reus, SJ, nosso patrono, "consiste em estudar, estimar, explicar, promover e defender a Liturgia". É possível que grande parte dos que estiveram conosco nesta Santa Missa nunca tenham participado de uma celebração na Forma Extraordinária do Rito Romano. Pois bem, em ambas as formas, e mesmo em todos os ritos, quer ocidentais quer orientais, não obstante as grande e pequenas diferenças, a intenção da Santa…

2007 - 2017: 10 anos para nada?

Imagem
Pax et bonum!
Salve Maria!

Segue abaixo uma tradução nossa de uma das cartas do recomendado Paix Liturgique. Esta carta saiu em francês sob o número 576, publicada no dia 03/01 deste ano.
Nela há dados interessantes sobre a aplicação do Summorum Pontificum na França e o cansaço que certas situações têm causado nos fiéis, o que nos parece não ser algo exclusivo do país de Santa Teresinha do Menino Jesus.
O título fala por si só e leva a uma necessária reflexão: enfim, o que se ganhou nestes 10 anos?
Nossa tradução livre e não oficial está sendo publicada aqui com permissão de Paix Liturgique concedida no dia 22/01 por email.


***
O ano de 2017 marcará o décimo aniversário do motu proprio Summorum Pontificum de 7 de julho de 2007. O texto de Bento XVI, que entrou em vigor no dia 14 de setembro seguinte, dizia que o missal tradicional nunca foi abrogado e instaurava, ao menos teoricamente, um regime de liberdade quanto à celebração da antiga liturgia. Teoricamente... Com efeito, e sem ne…

8 anos da ARS e Missa na Forma Extraordinária (20/01 - sexta-feira)

Imagem
Pax et bonum!
Salve Maria!

No último dia 14 (sábado) nossa Associação Redemptionis Sacramentum completou 8 anos de existência, em meio a idas e vindas, quedas e reerguimentos, vitórias e derrotas. Seguimos, com nossas dificuldades, desejando cultivar e difundir um genuíno espírito litúrgico, seja na vida de cada membro ou amigo da ARS, seja nas ações que fizemos ou faremos enquanto grupo. Este "espírito litúrgico", conforme o Servo de Deus Pe. João Baptista Reus, SJ, a quem escolhemos como patrono, "consiste em estudar, estimar, explicar, promover e defender a Liturgia" e resume bem os objetivos de nossos trabalhos. Pois bem, aproveitando o último dia de permanência do muito estimado Pe. Jorge Luís (da Administração Apostólica Pessoa São João Maria Vianney) aqui em Teresina-PI, e para render graças pelos 8 anos da ARS, teremos a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano nesta sexta-feira (dia 20), às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo (Rua Ru…

Ordo dominical para 2017

Imagem
Pax et bonum!
Feliz Natal!
Feliz ano novo!

Nossos amigos de Recife publicaram o Ordo (equivalente a um breve diretório litúrgico) dominical contendo as indicações litúrgicas para os domingos do ano de 2017, para as celebrações na Forma Extraordinária do Rito Romano. Confira nos links abaixo: https://drive.google.com/drive/folders/0By7LxebBD9XWTE50T05jVFJkS1k Trata-se de um subsídio bastante útil, seja para sacerdotes, coroinhas, cantores e demais fiéis que participam das celebrações.

Atenção: Missa na Forma Extraordinária em Caxias-MA (12/01)

Imagem
Pax et bonum! Feliz Natal! Feliz Ano Novo!
O muito estimado Pe. Jorge Luís, ainda próximo a nós, celebrará a Santa Missa na Forma Extraordinária do Rito Romano em Caxias-MA, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade. Aos amigos teresinenses, timonenses, caxienses e de outras cidades próximas, fica o convite para conhecerem o uso mais antigo do Rito Romano, oportunidade infelizmente ainda rara para esta região. Você ainda não conhece a Missa na Forma Extraordinária? Quer aprender um pouco mais sobre as partes da Missa e como participar interiormente de cada uma delas? Acesse este documentário e aproveite.  Veja também algumas perguntas e respostas sobre a promoção da Missa na Forma Extraordinária.

Para chegar à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, confira a localização abaixo:

Um início de ano extraordinário!

Imagem
Pax et bonum!
Feliz e santo natal!
Feliz ano novo!

Na primeira postagem de 2017 queremos falar sobre o bom início que tivemos aqui em Teresina-PI. Já falamos que foi ordenado, em dezembro do ano passado, nosso amigo, o agora Pe. Jorge Luís Conceição da Silva. Pois bem, alguns dias depois de ordenado ele veio a Teresina, para depois partir para a cidade de seus familiares. Aqui em Teresina ele celebrou Missa Cantada no domingo passado, às 18h, na Igreja Nossa Senhora do Amparo (mais um vez, como nas outras, obrigado Pe. José de Pinho, pároco). Lamentamos o fato de não termos feito maior publicidade. Na verdade, ela teve um caráter pouco público, se assim podemos dizer. Não por imposição de ninguém. A maioria dos fiéis presentes era da Associação Redemptionis Sacramentum e do Apostolado Alma Redemptoris Mater, grupo irmão nosso que tem feito um belo trabalho de difusão da consagração a Jesus por Maria, segundo o método de São Luís, e que tem levado a muitas pessoas um sadio espírito cat…